SA+ Ecossistema de Varejo

Tendências 2024 Personalização lojas físicas delivery omnicanalidade compras online

Confira as principais tendências que vão impulsionar o varejo em 2024

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 29/12/2023


Foto: Adobe Stock

O varejo alimentar é fortemente influenciado pelas condições do mercado e mudanças nas preferências dos consumidores. Portanto, soluções inovadoras são a principal aposta para garantir um 2024 de sucesso. Porém, é preciso se lembrar que as decisões de modernização devem ser centradas nos clientes e a capacidade de adaptação às tendências emergentes e implementação ágil de estratégias são diferenciais que podem levar ao destaque perante a concorrência. 

Sendo assim, confira algumas das preferências dos consumidores que vão permear em 2024, e entenda como você pode aprimorar essas estratégias em sua loja de acordo com especialistas.

[noticiasRelacionadas]

Personalização

Dados da McKinsey indicam que 72% dos consumidores esperam que as empresas os reconheçam como indivíduos únicos e consigam identificar seus interesses. Essa personalização é uma tendência que ganhou força em 2023, e deve crescer ainda mais no próximo ano, principalmente devido a integração de tecnologias que aprimoram o serviço.

“Com a implementação de estratégias preditivas baseadas em inteligência artificial e aprendizado de máquina, a individualização atingirá novos patamares. Estamos falando de otimizar as experiências dos consumidores desde o primeiro contato com o potencial cliente até o pós-venda. Isso tudo baseado no seu comportamento único”, conta Marcell Rosa, gerente geral Latam da CleverTap, plataforma de marketing digital especializada em retenção e engajamento de usuários.

Lojas físicas e omnicanalidade

A integração entre as lojas físicas e digitais deve se amplificar no próximo ano, segundo Antônio Sá, sócio fundador da Amicci. O especialista ainda afirma que 2023 mostrou como as lojas físicas permanecem relevantes e não deixarão de existir, porém já é possível ver uma repaginação. Soluções que permitem que consumidores comprem online e retirem na loja, ou que comprem na loja e recebam em casa, ou ainda que pesquisem o item pela internet e efetuem a compra na loja, são algumas das integrações entre o online e offline que devem crescer cada vez mais.

Compras online

A praticidade de receber os itens em casa, a diversidade no sortimento e praticidade também tem acelerado o crescimento das vendas e compras online. Por consequência, os consumidores buscam cada vez mais por plataformas que ofereçam o serviço de delivery.

Para Renato Saghi, Diretor Comercial da Daki, aplicativo de supermercado e essenciais, o delivery é um ponto importante para que o consumidor tenha uma experiência de compra positiva e a necessidade de se adaptar às mudanças de comportamento e oferecer experiências mais eficientes e convenientes é algo que tem impulsionado essa revolução no varejo.

 “A digitalização não apenas atende às demandas dos clientes, mas também proporciona oportunidades para inovação e um crescimento ainda maior das empresas”, comenta o executivo.

Melhora econômica

Segundo Marcos da Silva Pinheiro, gerente nacional de vendas da Elsys, empresa brasileira de soluções tecnológicas, a previsão para o próximo ano é de melhora econômica. “O mercado deve dar uma atenção especial para o segundo semestre, depois de um ano com muitos ajustes em fluxo de caixa, estoques e melhoria na sua eficiência, podemos dizer que o pior já passou e que agora o potencial de crescimento é grande.”, afirma.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:     LinkedIn,   Instagram   e   Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Tendências 2024, Personalização, lojas físicas, delivery, omnicanalidade, compras online, melhora econômicqa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Seara cresce 30% em aves natalinas e lança novidadesCrescimento de Vendas Seara

Seara cresce 30% em aves natalinas e lança novidades

Consumo de panetones dispara em dezembro, atingindo pico na semana de NatalConsumo de Panetone

Consumo de panetones dispara em dezembro, atingindo pico na semana de Natal

Pesquisa revela tendências de compras para esse fim de anoCompras de Fim de Ano

Pesquisa revela tendências de compras para esse fim de ano

Millennials e Geração Z estão moldando o futuro do varejo alimentarMillennials

Millennials e Geração Z estão moldando o futuro do varejo alimentar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados