ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16/02/2025
Danone vai investir R$ 130 milhões em fábrica de lácteos
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 29/11/2019
Nos últimos três anos, a principal fábrica de lácteos da Danone no Brasil, instalada em Poços de Caldas (MG), recebeu R$ 250 milhões em investimentos. Nada menos do que 67% desse valor foi destinado à modernização. Para 2020 e 2021, a previsão da companhia é de investir mais R$ 130 milhões na planta industrial.
[noticiasRelacionadas]
"O mercado de iogurtes depende de inovação constante. Não basta simplesmente trocar embalagens. O consumidor quer muito mais do que isso", destaca Jaimir Brotto, diretor da planta de Poços de Caldas, onde cerca de 80% dos itens produzidos atualmente sequer existiam há um ano e meio. São inovações como a linha YoPro, com alto teor de proteínas, o Skyr, de receita islandesa; e um iogurte orgânico com a marca Danoninho.
Avanço na qualidade do leite
Mas para garantir alta qualidade em seus produtos, o trabalho da Danone começa bem antes dos insumos chegarem à fábrica. Envolve, na verdade, toda cadeia produtiva da principal matéria-prima: o leite, adquirido de produtores rurais que fornecem exclusivamente para a empresa, e também de cooperativas de produtores.
Há pelo menos uma década a empresa incentiva diretamente os fornecedores brasileiros a elevar a qualidade da produção. William Alves, diretor de compras, explica que em torno de 80% do leite é composto por água. O material sólido – proteína, gordura – representa os 20% restantes, que são utilizados na formulação de produtos lácteos.
Dois anos atrás, surgiu o Programa Mais Sólidos, que distribui R$ 2 milhões em prêmios aos produtores que conseguem avanços em termos de qualidade. Eles são divididos em quatro categorias, de acordo com sua capacidade produtiva, e avaliados a partir de sistemas de pontuação. Os prêmios principais são um trator, uma caminhonete e um vagão forrageiro, mas há diversos outros incentivos a quem eleva a qualidade do leite produzido. Como resultado, cerca de 50% dos produtores já foram premiados e, nas análises técnicas, a Danone tem obtido indicadores de qualidade superiores à recomendação global, à média nacional e também aos parâmetros da região de Minas Gerais.
Um dos fatores que influenciam esse desempenho é a proximidade que a Danone mantém de seus produtores, com ações constantes como assistência técnica; encontros regionais que os aproximam, por exemplo, de pesquisadores e profissionais da Embrapa; e até apoio na aquisição de insumos.
Para marcar o início da comemoração dos 100 anos de atuação global e dos 50 anos de presença no Brasil, a Danone abriu pela primeira vez as portas de duas de suas fábricas para visitação de um grupo de jornalistas e influenciadores digitais, no qual SA Varejo esteve presente.
* O jornalista viajou a Poços de Caldas a convite da Danone
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

GPA triplica vendas no e-commerce e atrai o investimento das indústrias

Kellanova faz aporte acima de meio bilhão no Brasil

Danone anuncia seu novo vice-presidente de marketing
