Customer intimacy: como funciona a tática que tem ganhado força no varejo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 07/06/2023
Foto: Adobe Stock
Apesar do termo ainda ser pouco conhecido, o “customer intimacy” é uma forma de o varejista segmentar com precisão seus consumidores e adaptar as ofertas de acordo com as demandas. A prática está diretamente ligada às empresas que conhecem a fundo seus clientes e possuem uma flexibilidade operacional para se adequar rapidamente à personalização de produtos e atendimento de solicitações específicas.
[noticiasRelacionadas]
A estratégia pode tornar a operação mais complexa, mas, dentre os benefícios gerados se destaca o aumento da fidelidade dos clientes. Para prosperar com o customer intimacy, uma das técnicas utilizadas é focar o LTV (Lifetime Value) da própria base e/ou de cada cliente, em vez do custo individual das transações.
É importante que todo varejista desenvolva técnicas de diferenciação, dessa forma o customer intimacy pode ser uma das estratégias utilizadas, porém não é a única. Há também a “operational excellence” (liderança de mercado pelo preço e conveniência) e a “product leadership” (esforço para produzir um fluxo contínuo de produtos de última geração, mais associado à indústria). Para melhor garantia de sucesso, é necessário entender profundamente e aplicar uma dessas três estratégias, atendendo também, mesmo que minimamente, os padrões de mercado dos outros dois.
A importância do CRM no customer intimacy
Para o funcionamento da estratégia é necessário conhecer com detalhes cada consumidor da rede ou grupo para qual opera. Sendo assim ter um CRM omnichannel destinado ao varejo concentra e unifica o cadastro de clientes. Com as características e dados do cliente reunidos em um único CDP (Customer Data Platform), aumentar a personalização e atender as demandas específicas se torna mais fácil.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook