SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Fidelização Programa de fidelidade Pesquisa ABEMF Tudo Sobre Incentivos

Cresce número de consumidores que compram em locais com programas de fidelidade

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 13/09/2023


Foto: Adobe Stock

De 2022 para 2023, o número de pessoas que preferem realizar suas compras em locais com programas de fidelidade foi de 72% para 85,2%, um crescimento de mais de 10 p.p. Cerca de 8 a cada 10 indivíduos afirmam que esses programas são um marco positivo no relacionamento com a marca, e a possibilidade de receber benefícios por aquisições que já fariam de qualquer forma é o principal motivo pelo qual os brasileiros participam dessas ações (53,8%). 

[noticiasRelacionadas]

Os dados foram divulgados na 3ª edição do Panorama da Fidelização no Brasil, realizado pela ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), em parceria com o Tudo Sobre Incentivos , plataforma de educação que busca fomentar ideias e conceitos sobre loyalty.

Outros motivos pelo qual clientes aderem à prática são pela oportunidade de economizar dinheiro ou fazê-lo render mais (43,4%), e realizar um sonho ao resgatar uma viagem (20%). Aproximadamente 16% dos entrevistados sentem que não participar dos programas significa perder dinheiro, 8,8% gostam de receber uma melhor experiência de compra e mais benefícios e 7% busca ter acesso à primeira mão de produtos antes de outros consumidores. 

Mais da metade das pessoas (64,1%) acham que os programas trazem benefícios tanto para as companhias quanto para os consumidores e quase todos os consumidores (93,9%) acreditam que empresas com essa iniciativa são mais confiáveis e transparentes.

A pesquisa, realizada em agosto deste ano com 2,3 mil adultos de várias regiões e classes sociais, também avaliou que benefícios que trazem comodidade, personalização e variedade são muito apreciados pelos clientes. Dentre as recompensas mais citadas estão os descontos exclusivos (45,9%), o frete grátis para todas as compras (41,1%), os produtos ou serviços de marcas parceiras grátis ou com desconto (25,8%), a entrega mais rápida (24,5%), as ofertas personalizadas (22,4%) e os brindes da marca (20,7%).

Quando questionados sobre as características de ações de fidelização que causavam mais sensações positivas, obter cashback, cupons de desconto e resgate de recompensas foram algumas das mais citadas.

Além disso, 80,8% dos respondentes conseguiram alcançar algum benefício relevante no último ano. Sobre quantos programas cada pessoa participa, cerca de metade das pessoas afirmaram estar em até 3; 17,7% em até 5; 6,1% em até 8; e 3,5% em mais de 8.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn,     Instagram     e     Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Fidelização, Programa de fidelidade, Pesquisa, ABEMF, Tudo Sobre Incentivos
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mais da metade dos varejos inaugurados na última década foram fechadosPesquisa

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

SmartStorePesquisa

Bebidas e mercearia lideram as vendas de minimercados

Adobe Stock - RTD e Cervejas especiaisPesquisa

Bebidas alcoólicas prontas para o consumo são apontadas como as que mais combinam com o Carnaval

Adobe Stock  - CervejasMarketplace

Busca por itens de supermercado no Mercado Livre cresce 34%

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados