20/02/2025
Copa do Mundo deve elevar consumo de cervejas e alimentos indulgentes
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 24/11/2022
Foto: Divulgação
A Copa do Mundo deve impulsionar o consumo de cervejas e alimentos indulgentes. Dados da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, mostram que na última edição do evento, em 2018, o consumo desses alimentos e bebidas registrou ótimo desempenho no País.
No campeonato de 2018, entre junho e julho, a categoria de cerveja conquistou mais de 550 mil novos consumidores em relação aos mesmos meses de 2017, e o consumo fora do lar representou 64% dos gastos com a bebida em valor.
[noticiasRelacionadas]
O consumo de cerveja fora de casa vem conquistando mais espaço com a volta das atividades sociais e fim das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. No primeiro semestre deste ano já eram 3 milhões a mais, e um crescimento de 23,8% de unidades da bebida vendidas ante o mesmo período de 2021, ficando apenas 2,9% abaixo do mesmo intervalo de 2020.
Já a frequência de consumo fora do lar entre janeiro e junho de 2022 cresceu expressivos 78% em relação a 2021, quando ainda vivíamos o isolamento social, mas ainda está 14% abaixo do período pré-pandemia.
“Somando esse movimento de retomada de consumo fora de casa, um evento das proporções da Copa do Mundo em uma época de calor no País e período de confraternizações, tem-se a equação perfeita para o mercado cervejeiro”, avalia Hudson Romano, gerente sênior de consumo fora do lar da divisão Worldpanel da Kantar.
Entre os alimentos indulgentes, a categoria de sorvetes conquistou mais de 1,1 milhão de novos consumidores na Copa do Mundo de 2018, em junho e julho, na comparação com o mesmo período de 2017; pães industrializados registraram 770 mil novos consumidores, batata congelada e sobremesa em pó tiveram mais de 500 mil e hamburgueres mais de 380 mil novos consumidores.O preço, no entanto, é o grande desafio para esta Copa. As categorias mais beneficiadas com o evento de 2018 tiveram aumento médio de preço na casa dos 7%. Apesar de os auxílios governamentais trazerem boas perspectivas para o consumo neste final de ano, marcas e varejistas terão desafios com um bolso mais apertado e preço médio crescendo 19%.
Os dados apresentados fazem parte do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, que contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais do país. A amostra representa 59 milhões de lares do Brasil.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Bebidas alcoólicas prontas para o consumo são apontadas como as que mais combinam com o Carnaval

Pague Menos aposta em festivais para impulsionar faturamento

Mart Minas promove nova edição do Festival Mundo Pet com feira de adoção de animais
