SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Organis Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023 Orgânicos Pesquisa

Consumo de orgânicos cresce, porém preço é um dos maiores impeditivos

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 17/11/2023


Foto: Adobe Stock

A consciência e a busca pelo bem-estar são alguns dos fatores que levaram o número de consumidores de orgânicos crescer 16% no Brasil, alcançando 36%

Contudo, mais da metade das pessoas (54%) que se declararam consumidores usuais apontaram o fator preço como o principal impeditivo para a aquisição e baixa frequência no consumo. Desses, 43% declaram que estar muito dispostos a aumentar o consumo.

[noticiasRelacionadas]

Os dados compõem o Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023 , pesquisa bianual organizada pela Organis e reconhecida como material de consulta pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. A pesquisa foi realizada entre 19 de abril e 10 de maio de 2023, com 1,4 mil pessoas, entre consumidores e não-consumidores de produtos orgânicos de diversos municípios do país. 

De acordo com o levantamento, a maioria dos consumidores de orgânicos considera que existem boas razões para os preços mais elevados e acham razoável pagar em torno de 20% a mais pelos produtos, em relação aos convencionais.

“Com a popularização desses itens, a tendência é que os preços se tornem mais atraentes e mais empresas e produtores entrem nesse circuito”, argumenta Cobi Cruz, diretor-executivo da Organis. “Com o aumento da escala, os custos são diluídos, alimentando um círculo virtuoso que o setor precisa aproveitar investindo em inovação, design e, sobretudo, presença e comunicação sobre o valor que essa cadeia entrega ao meio ambiente e a saúde humana”. 

Ainda segundo Cruz, a pandemia foi uma das influenciadoras para o aumento de consumo desses itens, pois as pessoas passaram a prestar mais atenção na qualidade dos ingredientes e refeições.

“Mas, mesmo com a flexibilização da quarentena, esse consumo cresceu. Os números comprovam que, ao voltar à rotina anterior, as pessoas mantiveram o consumo de orgânicos. É o avanço constante do que definimos como Atmosfera Orgânica, que concentra nossa visão de que a sustentabilidade é a melhor opção para os negócios do futuro, talvez a única”, afirma Cruz.

Entre os não-consumidores de orgânicos, 13% disseram estar muito dispostos a passar a consumir. Já em relação às marcas mais citadas estão Terra Livre, Mãe Terra, Korin, Coopernatural, Native e Flormel.

Os entrevistados relataram dificuldade em achar produtos que se enquadrem na categoria, entretanto, de 2021 para 2023 houve uma melhora significativa. Com isso em mente, uma das principais metas da Organis é ampliar a presença dos produtos orgânicos no “comércio tradicional”, como em supermercados e outros PDV’s.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn,       Instagram      e       Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Organis, Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023, Orgânicos, Pesquisa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mais da metade dos varejos inaugurados na última década foram fechadosPesquisa

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

SmartStorePesquisa

Bebidas e mercearia lideram as vendas de minimercados

Adobe Stock - RTD e Cervejas especiaisPesquisa

Bebidas alcoólicas prontas para o consumo são apontadas como as que mais combinam com o Carnaval

AtacadãoResultados

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados