SA+ Ecossistema de Varejo

gim Euromonitor IWSR Tanqueray Diageo

Consumo de gim deve triplicar até 2026, para 35,2 milhões de litros

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 10/11/2022

Foto: Stock Adobe

O consumo de gim vem crescendo desde 2016 e ainda há espaço para mais consumo. Segundo dados da Euromonitor, o consumo de gim no mercado brasileiro saltou de 1,1 milhão de litros em 2016 para 13,1 milhões de litros em 2021. Até 2026 a expectativa é de que o volume possa triplicar para 35,1 milhões de litros. No mundo, o consumo saltou de 454 milhões para 732 milhões na mesma base de comparação.

[noticiasRelacionadas]

A International Wine and Spirits Research (IWSR) diz que o aumento anual médio do volume do gim no país foi de 74% entre 2014 e 2019, sem revelar valores absolutos. Em 2020, a taxa foi de 65%. Sua projeção é de crescimento médio anual de 8% entre 2021 e 2026.

De acordo com Rodrigo Mattos, analista da Euromonitor, o gim ainda não está entre os principais destilados do país. “O potencial de crescimento é grande. O gim surfa algumas das ondas mais modernas de bebidas alcoólicas. É refrescante, flexível e tem questão dos botânicos (insumos naturais), essa conexão com a natureza. E as marcas brasileiras exploram a brasilidade”, afirma.

O mercado brasileiro ainda é dominado por marcas estrangeiras, como a Tanqueray, do grupo Diageo, líder com 26,6% das vendas no ano passado. Depois vem Seagers, com 12,7%, Beefeater, com 5% e a Bombay Sapphire, com 0,2% do mercado.

Para Cristiane Foja, presidente da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), a versatilidade do gim na criação de drinques e o enfoque na experiência de consumo ajudam a explicar o sucesso, que atravessou a pandemia. Para a executiva é natural o surgimento das marcas brasileiras, movimento que também foi observado com as cervejas artesanais.

Drinques prontos são um novo nicho

Para a IWSR, um dos nichos com potencial de crescimento é o de drinques prontos. A marca mineira Yvy já investiu nesse segmento e lançou, em 2022, três tipos diferentes. A Pernod Ricard está com projeto piloto, com a marca Beefeater, e a Diageo tem opções tanto da Tanqueray quanto da Gordon.

Para Luciano Anavi, analista da IWSR, a popularidade do gim também está impulsionando investimentos em outras categorias, como o segmento pronto para beber [ready-to-drink]. “Vimos aumento grande de lançamentos de coquetéis de gim tanto em latas quanto em garrafas”, afirma.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn     ,      Instagram           Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:gim, Euromonitor, IWSR, Tanqueray, Diageo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockMarcas

90% dos produtos lançados no Brasil nos últimos meses são de marcas secundárias

6 dicas de execução para aumentar vendas de saudáveissaudáveis

6 dicas de execução para aumentar vendas de saudáveis

Você está extraindo o máximo de seu shopper na seção de saudáveis?saudabilidade

Você está extraindo o máximo de seu shopper na seção de saudáveis?

Mudança de hábito contribui para elevar o consumo de cerveja zero álcoolcerveja

Mudança de hábito contribui para elevar o consumo de cerveja zero álcool

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados