SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Castelo estreia no segmento de limpeza com a linha Vinabio, distribuída em todo o Brasil

25/04/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

gim Euromonitor IWSR Tanqueray Diageo

Consumo de gim deve triplicar até 2026, para 35,2 milhões de litros

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 10/11/2022

Foto: Stock Adobe

O consumo de gim vem crescendo desde 2016 e ainda há espaço para mais consumo. Segundo dados da Euromonitor, o consumo de gim no mercado brasileiro saltou de 1,1 milhão de litros em 2016 para 13,1 milhões de litros em 2021. Até 2026 a expectativa é de que o volume possa triplicar para 35,1 milhões de litros. No mundo, o consumo saltou de 454 milhões para 732 milhões na mesma base de comparação.

[noticiasRelacionadas]

A International Wine and Spirits Research (IWSR) diz que o aumento anual médio do volume do gim no país foi de 74% entre 2014 e 2019, sem revelar valores absolutos. Em 2020, a taxa foi de 65%. Sua projeção é de crescimento médio anual de 8% entre 2021 e 2026.

De acordo com Rodrigo Mattos, analista da Euromonitor, o gim ainda não está entre os principais destilados do país. “O potencial de crescimento é grande. O gim surfa algumas das ondas mais modernas de bebidas alcoólicas. É refrescante, flexível e tem questão dos botânicos (insumos naturais), essa conexão com a natureza. E as marcas brasileiras exploram a brasilidade”, afirma.

O mercado brasileiro ainda é dominado por marcas estrangeiras, como a Tanqueray, do grupo Diageo, líder com 26,6% das vendas no ano passado. Depois vem Seagers, com 12,7%, Beefeater, com 5% e a Bombay Sapphire, com 0,2% do mercado.

Para Cristiane Foja, presidente da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), a versatilidade do gim na criação de drinques e o enfoque na experiência de consumo ajudam a explicar o sucesso, que atravessou a pandemia. Para a executiva é natural o surgimento das marcas brasileiras, movimento que também foi observado com as cervejas artesanais.

Drinques prontos são um novo nicho

Para a IWSR, um dos nichos com potencial de crescimento é o de drinques prontos. A marca mineira Yvy já investiu nesse segmento e lançou, em 2022, três tipos diferentes. A Pernod Ricard está com projeto piloto, com a marca Beefeater, e a Diageo tem opções tanto da Tanqueray quanto da Gordon.

Para Luciano Anavi, analista da IWSR, a popularidade do gim também está impulsionando investimentos em outras categorias, como o segmento pronto para beber [ready-to-drink]. “Vimos aumento grande de lançamentos de coquetéis de gim tanto em latas quanto em garrafas”, afirma.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn     ,      Instagram           Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:gim, Euromonitor, IWSR, Tanqueray, Diageo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock  - CervejasIndústria

Cervejas sem álcool apresentam aumento de 200% nas vendas no Brasil

Adobe StockMarcas

90% dos produtos lançados no Brasil nos últimos meses são de marcas secundárias

6 dicas de execução para aumentar vendas de saudáveissaudáveis

6 dicas de execução para aumentar vendas de saudáveis

Você está extraindo o máximo de seu shopper na seção de saudáveis?saudabilidade

Você está extraindo o máximo de seu shopper na seção de saudáveis?

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados