SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

trade marketing dicas trade varejo alimentar ativações mind shopper

Consultora elenca dicas para estruturar uma área de trade marketing

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 17/07/2023

Como iniciar uma área de trade marketing?

Sair da inércia e iniciar pequeno e de forma tática é a sugestão de Alessandra Lima, diretora da consultoria Mind Shopper . “A nova área só vai pegar tração e passar a arrebentação se tiver envolvimento e aval dos decisores. Por esse motivo, é preciso convencê- los do potencial do trade em gerar negócios novos e mais rentáveis”, reforça.

O tempo para atingir a etapa mais evoluída depende de uma série de fatores, entre eles:

  • Investimento
  • Modelo de negócio
  • Tamanho e senioridade da equipe
  • Apoio de consultorias e especialistas

Outras recomendações da consultora:

  • Partir de testes com ativações, ações e comunicação em loja
  • Ter sempre informações das iniciativas para a tomada de decisão a fim de trazer resultados de curto prazo sem deixar de mirar o desenvolvimento da área. “É um olho no agora e outro ali no médio prazo para fomentar o desenvolvimento dessa área internamente”, diz Alessandra
  • Contratar profissionais analíticos que entendam profundamente do negócio, com muito jogo de cintura para se relacionar com as outras áreas, com repertório para sentar-se à mesa com a indústria, e que compreendam a necessidade de ir a campo visitar as próprias lojas e as dos concorrentes

“Quando atingir um nível de conhecimento com viés estratégico muito forte, a área não só atenderá a indústria que oferece um plano de negócios, mas estará habilitada a chamar o fornecedor para isso. Trata-se de um movimento contrário, pois os objetivos já estarão mais claros: as categorias que se quer desenvolver, quais são os players que têm capacidade para isso, etc. Nesse cenário todos olham na mesma direção com a intenção genuína de desenvolver o departamento e deixar mais dinheiro para todos em cima da mesa”
Alessandra Lima, diretora da consultoria Mind Shopper

Estrutura e suporte

  • Profissionalize o time
  • Crie e implemente processos, rotinas e atividades bem estruturadas
  • Desenvolva uma visão holística do negócio, promovendo o alinhamento das áreas e conquistando poder de negociação
  • Conte, no início de operação, com orientação de departamentos já consolidados, como marketing ou comercial. Muitos optam por estar no guarda-chuva da área comercial até conquistar independência e autonomia, dependendo da cultura e do porte da empresa

Matéria originalmente publicada na  edição de julho da  SA+  .

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn ,   Instagram     e   Facebook

 

COMPARTILHAR
TAGS:trade marketing, dicas, trade, varejo alimentar, ativações, mind shopper, treinamento, equipe
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

MANTIQUEIRA BRASIL - OVOS NOVA REGULAMENTAÇÃORegulamentação

Nova regra exige dados de validade nos ovos a partir de março

Adobe StockExperiência do Shopper

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados