29/04/2025
Conheça seis segredos da Amazon para ser uma empresa inovadora
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 31/10/2019
Estimular, todos os dias, seus funcionários a compartilhar ideias inovadoras. Essa é uma preocupação constante na Amazon, empresa que disputa com a Apple o título de mais valiosa do mundo. A companhia de Jeff Bezos é conhecida globalmente por sua ampla cultura de inovação e a adoção dessas seis estratégias tem papel fundamental:
1. Inovação deve vir de todos
Todos os funcionários da Amazon, de qualquer função, são estimulados a compartilhar ideias. E existe um método para isso: elas são enviadas por um sistema interno, e uma equipe de inovação avalia todas as sugestões. Amazon Go e Alexa são exemplos de iniciativas que surgiram dessa forma
[noticiasRelacionadas]
2. Visão de longo prazo e liberdade para errar
O maior player global de comércio eletrônico acredita que o caminho da inovação envolve pensamento de longo prazo e também o risco de não dar certo. Regularmente, produtos e serviços são testados. Alguns se tornam grande sucesso, mas a empresa também valoriza o aprendizado das inovações malsucedidas
3. Foco no impacto das decisões junto aos clientes
Claro que todo risco deve ser avaliado. Mas como saber se vale a pena assumí-lo? A principal pergunta antes de decidir é "se o projeto der errado, eu me recupero sem impactar o cliente?". Sempre que a resposta for "sim", o caminho está livre
4. Funcionários precisam ser reconhecidos
Na Amazon, há preocupação constante com o crescimento dos profissionais na empresa. Quem se destaca não só é promovido como recebe incentivos para angariar novas habilidades
5. Estímulo à criatividade
A empresa de Jeff Bezos tem uma certeza: não há inovação sem criatividade. Uma das formas práticas de estimilar novas ideias é o Laboratório de Expressões, no qual os funcionários podem participar de oficinas e aulas criativas
6. Cultivar a inovação nas gerações futuras
Não basta uma empresa ser inovadora em uma sociedade ainda atrasada nesse sentido. Por isso, a Amazon apoia iniciativas para levar inovação além dos limites da companhia, impactando as novas gerações. Em um dos projetos, mais de 10 milhões de crianças e adolescentes são estimulados a estudar ciências da computação com apoio de recursos da empresa.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

Indústria de limpeza entra no segmento premium e projeta aumento de 20% no faturamento

Koch e Azulão reduzem em mais de 40% as perdas com recurso tecnológico

Carrefour fecha parceria com indústria de alimentos veganos e amplia portfólio da marca própria
