ÚLTIMAS NOTÍCIAS
08/07/2025
Conheça seis segredos da Amazon para ser uma empresa inovadora
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 31/10/2019
Estimular, todos os dias, seus funcionários a compartilhar ideias inovadoras. Essa é uma preocupação constante na Amazon, empresa que disputa com a Apple o título de mais valiosa do mundo. A companhia de Jeff Bezos é conhecida globalmente por sua ampla cultura de inovação e a adoção dessas seis estratégias tem papel fundamental:
1. Inovação deve vir de todos
Todos os funcionários da Amazon, de qualquer função, são estimulados a compartilhar ideias. E existe um método para isso: elas são enviadas por um sistema interno, e uma equipe de inovação avalia todas as sugestões. Amazon Go e Alexa são exemplos de iniciativas que surgiram dessa forma
[noticiasRelacionadas]
2. Visão de longo prazo e liberdade para errar
O maior player global de comércio eletrônico acredita que o caminho da inovação envolve pensamento de longo prazo e também o risco de não dar certo. Regularmente, produtos e serviços são testados. Alguns se tornam grande sucesso, mas a empresa também valoriza o aprendizado das inovações malsucedidas
3. Foco no impacto das decisões junto aos clientes
Claro que todo risco deve ser avaliado. Mas como saber se vale a pena assumí-lo? A principal pergunta antes de decidir é "se o projeto der errado, eu me recupero sem impactar o cliente?". Sempre que a resposta for "sim", o caminho está livre
4. Funcionários precisam ser reconhecidos
Na Amazon, há preocupação constante com o crescimento dos profissionais na empresa. Quem se destaca não só é promovido como recebe incentivos para angariar novas habilidades
5. Estímulo à criatividade
A empresa de Jeff Bezos tem uma certeza: não há inovação sem criatividade. Uma das formas práticas de estimilar novas ideias é o Laboratório de Expressões, no qual os funcionários podem participar de oficinas e aulas criativas
6. Cultivar a inovação nas gerações futuras
Não basta uma empresa ser inovadora em uma sociedade ainda atrasada nesse sentido. Por isso, a Amazon apoia iniciativas para levar inovação além dos limites da companhia, impactando as novas gerações. Em um dos projetos, mais de 10 milhões de crianças e adolescentes são estimulados a estudar ciências da computação com apoio de recursos da empresa.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

Bandeira do Supernosso adota layout dinâmico para elevar vendas nas lojas físicas

Varejo aposta em inteligência artificial para mapear comportamento de consumidores

Grupo Pereira desenvolve ferramenta própria de IA generativa com base no ChatGPT
