SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

JBS M.Dias Branco BRF Ambev Seara

Conheça estratégias e visão de longo prazo de 4 grandes fornecedores do varejo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 18/11/2022

Junto com os resultados trimestrais, os fornecedores que têm capital aberto costumam comentar em seus balanços e apresentações ao mercado financeiro as principais estratégias, conquistas e visões de longo prazo. O material pode ser interessante para o varejista entender um pouco mais sobre as principais indústrias com as quais trabalha. SA Varejo separou alguns destaques do terceiro trimestre de quatro companhias, compartilhados em seus relatórios e nas teleconferências com analistas dos principais bancos de investimentos. Confira a seguir.
 

JBS: Seara em um novo patamar

Foto: Divulgação

Como consequência de investimentos que vêm sendo realizados na Seara, a companhia estima um aumento de 20% na capacidade produtiva da sua unidade de negócios a partir de 2023/2024. “A tecnologia vai nos permitir a produção de itens únicos no Brasil, difíceis de serem replicados no mercado. Esse aporte altera a nossa forma de produzir e muda nosso portfólio de patamar”, afirmou Wesley Batista Filho, presidente global de operações da JBS em teleconferência de resultados realizada na semana passada.

“Quando a Seara foi adquirida as fábricas eram pequenas e pouco modernas. Hoje, elas são muito diferentes”, comentou o executivo. Ele explicou que os investimentos têm focado os itens de maior valor agregado e avaliou que, com isso, a marca ganhará ainda mais força e preferência do consumidor. Segundo o relatório de resultados da JBS, dados da Kantar apontam um ganho de 3 pontos percentuais na presença de Seara nos lares brasileiros e continuidade do avanço em recorrência de compra.

“Um ponto relevante sobre a Seara é que sempre pontuamos que não brigaríamos por market share, mas sim pela confiança do consumidor por meio de melhores produtos”, afirmou Gilberto Tomazoni, CEO global da companhia, também durante a teleconferência com analistas. “Agora, estamos colhendo os benefícios dessa estratégia, com aumento da percepção de valor de marca pelo consumidor e produtos premium em várias categorias.”

Para se ter uma ideia, no terceiro trimestre deste ano, as vendas da Seara no mercado interno cresceram 8,7% em relação ao mesmo período de 2021, alcançando R$ 5,4 bilhões. O principal destaque ficou com os alimentos preparados, cuja alta nos preços foi de 11%, enquanto os volumes permaneceram estáveis.
 

BRF: otimização no sortimento

Foto: Divulgação

A companhia divulgou em seu relatório de resultados do teceiro trimestre que realizou uma simplificação em seu portfólio. A medida focou a redução de itens de baixa representatividade a fim de melhorar a rentabilidade e otimizar estoques, mantendo a eficiência no atendimento. A BRF também procurou colocar no mercado inovações de maior valor agregado, como os voltados a churrasco e a celebrações em geral.

Alguns exemplos são a picanha e a pancetta suína, que reforçaram a linha Na Brasa, da Perdigão, além da linguiça frescal calabresa, hambúrguer suíno e novas gramaturas de fatiados de queijos. De acordo com a empresa, iniciativas como essas levaram as marcas Sadia e Perdigão a registrar nos meses de julho a setembro um aumento de 0,3 ponto percentual na preferência no setor de alimentos em comparação ao acumulado do mesmo período do ano anterior. Com isso, fechou o trimestre com 42,8%, segundo dados da pesquisa Kantar Insights/Tracking de Alimentos.

Em seu relatório, a BRF comentou ainda sobre os desafios do ambiente de consumo no Brasil, como a renda da população e o atual nível de inflação. Na avaliação da companhia, o auxílio emergencial se concentrou nas classes D e E, nas quais a presença de processados nos lares é menor. “No entanto, observamos melhoras sequenciais nos resultados do segmento por meio de ações direcionadas a garantir o adequado posicionamento de preço ao consumidor, aumentar o espaço de gôndola dos nossos produtos, aperfeiçoar a estratégia de exibição do portfólio nos pontos de venda, além de aumentar a distribuição numérica e o número de clientes ativos”, disse a indústria no documento.
 

M. Dias: crescimento no varejo alimentar

Foto: Divulgação

A fabricante de massas e biscoitos divulgou, como parte dos seus resultados nos meses de julho a setembro, o avanço no canal, considerado estratégico para construção e fortalecimento das suas marcas. O grupo de clientes formado por redes regionais/key accounts elevou sua participação nos negócios da M. Dias em 1,9 ponto percentual, alcançando 22,5% no teceiro trimestre deste ano sobre igual período de 2021. Já os atacarejos responderam por 24,3%, o que representou uma alta de 1,2 ponto percentual.

A companhia também apontou um crescimento dos itens de maior valor agregado da ordem de 109% no trimestre. O avanço foi puxado pelo portfólio da Latinex e da Jasmine, empresas adquiridas pela M. Dias que atuam no segmento de saudáveis. De forma geral, a receita líquida da empresa cresceu 36,6% de julho a setembro deste ano em relação a iguais meses de 2021. O preço médio aumentou 29,1%, contra uma alta em volume de 5,7%.

Investimentos em sell out também foram comentados pela fabricante. No período, 15 inovações chegaram às gôndolas, ampliando o mix de biscoitos e massas Vitarella no mercado interno. A empresa realizou ainda três campanhas de marketing: “Espalhe o Amor que Fortalece”, da marca Fortaleza; Campanha 360º focada na linha Grano Duro, da Adria; e a ação “Super Escorrego Treloso” para o Dia das Crianças. 
 

Ambev: inovação no sortimento e digitalização na relação com o varejo

Foto: Divulgação

Outra grande empresa do segmento de bens de consumo no Brasil, a Ambev segue em seus pilares de crescimento, sendo a digitalização e as inovações dois que se destacam. Em seu relatório do terceiro trimestre, a companhia ressaltou ainda o crescimento de segmentos importantes do seu portfólio. “Considerando o período transcorrido do início do ano até 30 de setembro, desde 2018, o volume do core [produtos mais representativos da empresa] cresceu aproximadamente 5 milhões de hectolitros, o volume do core plus cresceu mais de 5 milhões de hectolitros, e nossas marcas premium cresceram cerca de 4 milhões de hectolitros”, apontou no documento.

No pilar da inovação, a Ambev divulgou que as novidades têm representado mais de 15% da receita líquida da empresa. No segmento “core plus”, o avanço foi liderado por Brahma Duplo Malte e Spaten, que representaram mais de 25% do crescimento em relação a 2018.

Quanto à digitalização, o papel do BEES tem sido um dos mais representativos. Conforme o relatório, a plataforma ajudou a melhorar o nível de atendimento aos clientes e tem “proporcionado uma maior variedade de produtos e serviços, melhor experiência do cliente, além de mais conveniência e flexibilidade em termos de logística. Desde 2018, aumentou em 64% o número de datas de entrega disponíveis para PDVs e foram abertos mais de 15 centros de distribuição urbanos.”

O BEES conta ainda com um marketplace que permite ao varejista comprar produtos de outras indústrias de alimentos e bebidas. Segundo a empresa, o número de clientes que adquire produtos nessa modalidade, da companhia e de outros fabricantes, cresceu 18% no trimestre em comparação aos três meses anteriores.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn     Instagram   e   Facebook

  
COMPARTILHAR
TAGS:JBS, M.Dias Branco, BRF, Ambev, Seara
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Gilberto XandóGestão e negócios

Ex-presidente da JBS Brasil assume cargo de CEO da divisão internacional

JBS - Museu da ImaginaçãoIndústria

JBS promove experiência lúdica com minimercado em Museu

ovos mantiqueira supermercadoIndústria

JBS passa a controlar 50% da Mantiqueira

energia solar SearaSeara

70% das granjas da Seara usam energia solar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados