SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Precificação Pricing Tecnologia China

Conheça estratégia de preço dinâmico utilizada no varejo da China

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 09/09/2019

Para competir em boas condições no mercado, uma das ideias defendidas e já praticadas por lojas chinesas e varejos online é a do preço dinâmico e personalizado. Com base em dados sobre os concorrentes e sobre a clientela, entre outros, o varejista pode alterar os preços instante a instante, o que permite alavancar o lucro. Bom na teoria, o modelo nem sempre é bom na prática. Ele exige grandes investimentos dos empresários, geralmente em novas tecnologias, além de trabalhadores altamente qualificados.

[noticiasRelacionadas]

Fluxo de dados

A grande quantidade de informações disponibilizadas pela internet é o que garante a estratégia. São dados como localização do usuário, endereços IP, visitas à web, compras anteriores, velocidade de cliques e “curtidas” na mídia social. Muitas vezes o consumidor online também oferece informações voluntárias, como data de nascimento, nível de escolaridade e ocupação. Esse fluxo de dados, somado à análise da concorrência, pode alimentar preços dinâmicos e personalizados. O varejista estima o valor que o cliente pode pagar – se for maior do que a média, o preço aumenta.

O que pensa o consumidor

Ele não gosta muito da ideia. Embora companhias aéreas e hotéis já operem o modelo com certa tranquilidade, o varejo ainda não encontrou a fórmula para preservar a confiança do cliente. São várias as razões:

  • a concorrência é bem mais acirrada no varejo
  • a memória dos preços do dia a dia de consumo é bem mais ativa do que a de serviços ocasionais, como viagens
  • os programas de fidelidade e seus descontos ficam meio perdidos nesse novo universo
  • os preços podem ser encarados como discriminatórios e virar alvo de ações judiciais

Qual a dificuldade operacional

Em sua forma mais avançada, a política depende não só do levantamento de preços da concorrência item por item, mas também da comparação de categoria por categoria, de cestas comuns, e de produtos que competem com o item. É necessário ainda definir uma estratégia consistente com o posicionamento da bandeira. Ou seja, é para ficar de olho no modelo, mas sem pressa.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

COMPARTILHAR
TAGS:Precificação, Pricing, Tecnologia, China
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Varejo inteligente - Retail MediaVarejo e Tecnologia

Tecnologias que estão redefinindo o futuro do varejo

Tendências do e-commerce para 2025E-commerce 2025

Tendências do e-commerce para 2025

Nova geração de ERPs transforma a gestão no varejo alimentarTecnologia

Nova geração de ERPs transforma a gestão no varejo alimentar

Tecnologia, tributação e transformação redefinem o futuro dos supermercadosSupermercados 2025

Tecnologia, tributação e transformação redefinem o futuro dos supermercados

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados