SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omnicanalidade na prática: Como ganhar eficiência e aprimorar a experiência do cliente

01/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

NRF Inwave Pão de Açúcar Oxxo checkouts

Conheça as tendências para o varejo em 2023

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 05/01/2023

Foto: Stock Adobe

Consultores de varejo antecipam quais são as tendências que devem impactar o setor este ano, as quais devem ser abordadas no maior evento de varejo do mundo, a NRF 2023 Retail´s Big Show, que neste ano ocorre em Nova York, nos EUA, de 14 a 17 de janeiro.

[noticiasRelacionadas]

Para Camila Salek, especialista em varejo, uma das principais tendências do setor é o desapego de modelos padronizados de lojas. “Nos últimos anos, o varejista escolhia um modelo de expansão, padronizava as lojas e multiplicava sem se preocupar com geolocalização. Isso deve mudar”, avalia. Os modelos de crescimento das redes, de acordo com ela, deverão considerar muito mais o entorno, as comunidades, e os produtos tenderão a ser adaptados aos locais.

No mundo e aqui no Brasil, a tendência é de as empresas abrirem lojas menores, avalia Gustavo Carrer, gerente de desenvolvimento de negócios da Inwave. De acordo com o executivo, no Brasil essa tendência é vista, principalmente em supermercados. As redes Pão de Açúcar Minuto e Oxxo, empresa mexicana controlada pela FEMSA, são exemplos. “Grandes marcas estão lançando lojas menores, aplicando o conceito de varejo de vizinhança. O que o cliente não encontra, a loja manda entregar em casa”, explica.

Outra tendência destacada por Carrer é o uso de inteligência artificial aplicada no atendimento e na operação de lojas, assim como o uso de self checkouts. “Os self checkouts devem aumentar muito em redes de supermercados e em outros setores, como farmácias e empresas de alimentação”, diz.

Com o padrão 5G para redes móveis e banda larga, de acordo com ele, as tecnologias ligadas à operação de loja tendem a ficar mais automatizadas. “Assim, os lojistas conseguem controlar abertura e fechamento de loja, iluminação, segurança, comportamento de clientes e gerar sugestões para melhorar o sortimento e as vendas.”

Para Carrer, os lojistas precisam se espelhar mais nos raciocínios industriais para melhorar processos e buscar eficiência.

Para Luís Lobão, consultor de varejo, a ideia de criar experiências para o cliente continua firme no sentido de aumentar a fidelidade e o engajamento por meio da redução de atritos na jornada de compra. A inovação, de acordo com o executivo, está mais ligada à melhora de processos que deem resultados em curto prazo.

“O fundamento do varejo é simples, você atrai fluxo para loja, aumenta a taxa de conversão, o tíquete médio e, por fim, a recompra, que é a fidelidade do cliente”, diz.

De acordo com Marcos Hirai, o que deve ocorrer no Brasil neste ano é o fortalecimento do varejo popular, com o Bolsa Família e os programas do novo governo voltados para a geração de emprego. “Esta é uma discussão que não existe nos Estados Unidos, mas que se aplica ao Brasil”, pondera.

Ricardo Pastore, coordenador e professor do Núcleo de Varejo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), avalia que a experiência do cliente continua sendo um foco de atenção. “Vamos olhar o varejo pela ótica da experiência, que coloca o cliente no centro. Site, aplicativo, loja física têm de ser colocados para os clientes.”

Se melhorar a experiência, reduzindo os atritos na jornada de compra, diz ele, o negócio dá resultado, pois o cliente retorna, aumenta a fidelidade e, como consequência, as vendas.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:     LinkedIn    ,     Instagram     e     Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:NRF, Inwave, Pão de Açúcar, Oxxo, checkouts
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Oxxo lança Andatti no Brasil: café mexicano com sabor brasileiroExpansão

Oxxo cresce 42% no Brasil e alcança 615 lojas

GPA aposta no formato de proximidade e planeja mais 20 inaugurações neste anoExpansão

GPA aposta no formato de proximidade e planeja mais 20 inaugurações neste ano

Andreazza reduz em 60% as perdas de laticínios com plataforma digitalTecnologia

Andreazza reduz em 60% as perdas de laticínios com plataforma digital

Espaço mais equilíbrio - Pão de AçúcarGestão e negócios

Pão de Açúcar: market share da seção de saudáveis é 3x maior

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados