Conheça as aquisições do Walmart para acelerar sua transformação digital
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 14/11/2018
BONOBOS: após aquisição, rede aumentou número de lojas que oferecem serviços personalizados
Adquirir varejistas que já nasceram digitais, mas também atuam com lojas físicas, é uma das estratégias do Walmart para acelerar a criação de uma cultura digital na empresa. As companhias compradas, como a Bonobos e ModCloth , do segmento de moda, fazem parte de um grupo chamado de DNVB (Digitally Native Vertical Brands), ou em português: Marcas Nativas Digitalmente Verticais (saiba mais no quadro abaixo).
Mais do que terem sido criadas num ambiente digital, as DNVBs enxergam a experiência do consumidor sob outro prisma, diz Walter Longo, sócio-diretor da Unimark Comunicação . E é em busca disso que a varejista americana está. Já para Alexandre Van Beeck, sócio-diretor da consultoria GS&Consult , o Walmart também conseguiu melhorar sua participação e conhecimento no universo digital. “Ao colocar o fundador da Bonobos como responsável por essa área na empresa, ganhou agilidade e expertise”, avalia.
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Se, por um lado, houve vantagens para o gigante, por outro, as DNVBs adquiridas não perderam. “Num primeiro momento houve chiadeira por parte do consumidor, acreditando que as marcas de moda perderiam a identidade”, diz Beeck. “Passado o primeiro impacto, as vendas aumentaram, pois o produto ganhou mais endereços físicos e maior volume de marketing.” A ModCloth, por exemplo, anunciou novos fitshops, lojas físicas que não têm estoque, mas permitem experimentar as roupas, e a Bonobos aumentou suas lojas guideshop, que oferecem serviços personalizados. Além do Walmart, a britânica Tesco também tem feito o mesmo movimento, com igual objetivo (veja a seguir outras empresas que estão comprando DNVBs).
O que é DNVB? |
- Casper (colchões e travesseiros) comprada pela Target
- Bonobos comprada pelo Walmart
- ModCloth também adquirida pelo Walmart
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Dollar Shave (clube de compras) comprada pela Unilever
MODCLOTH: ao comprar a varejista, o Walmart elevou investimentos em lojas em que o cliente pode experimentar as roupas, mas não têm estoque
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