SA+ Ecossistema de Varejo

Amicci Abras Carrefour

Conheça a estratégia dos maiores supermercadistas do Brasil para aumentar a margem de lucro

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 23/05/2023

Foto: Divulgação

A Amicci, empresa de Desenvolvimento & Gestão de Marcas Próprias, identificou que dos 30 maiores supermercadistas que compõem o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a NielsenIQ, 21 delas utilizam uma estratégia comum para fidelizar clientes e aumentar a rentabilidade, a marca própria. 

[noticiasRelacionadas]

O Carrefour, primeiro lugar no ranking pelo sétimo ano consecutivo, com faturamento de R$ 108,1 bilhões em 2022, quebra recordes a cada trimestre. Um levantamento realizado pela varejista mostrou que os produtos de marca própria chegaram ao pico, representando 19,4% das vendas líquidas totais de alimentos de janeiro a dezembro de 2021, algo considerado inédito até então. As vendas continuaram sólidas no ano seguinte, reforçando os benefícios de apostar em produtos exclusivos.  

A Amicci foi responsável por desenvolver o portfólio exclusivo de nove dos varejistas da lista. O especialista em varejo e sócio-fundador, Antônio Sá, analisa que o destaque da linha de produtos próprios aumenta ano a ano, porque o mercado começou a enxergar o valor agregado. 

"Vale lembrar que o consumidor está cada vez mais exigente, por isso é importante encontrar soluções para encher o carrinho sem investir apenas em líderes de mercado. Os produtos de marca própria são o equilíbrio perfeito entre qualidade e preço acessível. Tudo passa por uma análise profunda de controle de qualidade, com um sistema que analisa padrões seguindo parâmetros definidos, para chegar às gôndolas e oferecer o melhor ao cliente, e ainda 20% mais em conta do que os demais", explica o executivo.

Além do investimento em qualidade, o design dos produtos é uma das ferramentas estratégicas para conquistar consumidores. De acordo com Sá, empresas que querem se manter no topo precisam continuar entendendo o que o público deseja consumir e se adaptar a isso. 

"Falando do próprio Carrefour, com ajuda da Amicci no lançamento e gestão, o varejista tem à disposição um produto sucesso na categoria, a bebida láctea Avengers. Esse é só um dos itens destaques no portfólio, mas deve ser mencionado, porque traz uma embalagem especial licenciada da Marvel e atende aos critérios de saudabilidade tanto do varejista, quanto da Disney", finaliza. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn   ,    Instagram    e    Facebook 

COMPARTILHAR
TAGS:Amicci, Abras, Carrefour
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Carrefour_fachadaCarrefour

Carrefour vende 11 lojas ao grupo gaúcho Osmar Nicolini

Claudia Vilhena assume o marketing do Carrefour e Sam’s ClubCMO Carrefour e Sam's Club

Claudia Vilhena assume o marketing do Carrefour e Sam’s Club

Loja Adobe Stockcanal digital

E-commerce cresce na receita e varejistas buscam alternativas para atender à demanda crescente

FestvalGestão e negócios

8 unidades do Nacional passam para concorrentes do Carrefour

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados