SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Assaí avança com expansão pelo Espírito Santo

06/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Supply Chain Logística Infor

Conheça 6 tendências da área de supply chain

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 23/01/2020

"Inovação e sustentabilidade devem guiar os negócios em 2020, em diferentes segmentos", acredita Ruben Belluomo, Sales Manager e Supply Chain da Infor , empresa que oferece softwares para todos os aspectos de um negócio. Claro que isso terá impacto no setor varejista. Investir em supply chain e ficar atento às principais tendências do setor de transporte são iniciativas importantes para sua empresa não ficar desatualizada.

[noticiasRelacionadas]

"Em 2020, é mais importante do que nunca que as empresas estejam totalmente conectadas aos seus parceiros no exterior. Colaboração, visibilidade e dados de fluxo livre entre as partes são ingredientes essenciais para prosperar em um futuro cada vez mais incerto e cheio de pressão. As empresas que orquestram sua cadeia de suprimentos como uma única rede coesa terão agilidade e velocidade de execução para detectar e responder proativamente e atender às necessidades de seus clientes", analisa Ruben Belluomo. Confira seis tendências em supply chain apontadas pelo especialista da Infor:  

1. A palavra de ordem é sustentabilidade

A sustentabilidade está se tornando um requisito em muitos setores. Não apenas para varejistas e empresas de bens de consumo, mas também para empresas de todos os tipos, a sustentabilidade é cada vez mais esperada por clientes, acionistas e massas. Está se tornando cada vez mais importante no recrutamento de talentos. A responsabilidade ambiental deixou de ser pauta exclusiva para ambientalistas e passou a ser pauta de discussão do cotidiano.

2. Eliminar milhas vazias

Com um foco crescente em sustentabilidade e eficiência, os contêineres vazios serão um botão cada vez mais popular no setor de transporte. No frete, desperdício significa que mais combustível é consumido, mais carbono é emitido e os motoristas passam mais horas parados. Milhas vazias, milhas sem receita ou milhas inativas são um obstáculo para a indústria e a economia, pois as empresas pagam mais para movimentar mercadorias. As transportadoras respondem por suas próprias expectativas em relação a milhas vazias ao decidir quanto cobram por uma carga específica para que todos, desde remetentes até consumidores finais e, claro, o meio ambiente - paguem o custo de milhas vazias.

3. Política e comércio tornam-se cada vez mais entrelaçados

Em 2019, as mudanças nas políticas comerciais foram percebidas como uma distração. Em 2020, elas serão abordadas como parte da nova realidade em que vivemos. As tarifas e os regulamentos comerciais se tornarão os pilares das discussões sobre estratégia de negócios e todos, desde o diretor da cadeia de suprimentos até o gerente de logística, acompanharão os desenvolvimentos do comércio como uma questão de negócios.

4. A inteligência humana molda a inteligência artificial

Está surgindo uma ligação maior entre a mente humana e a inteligência artificial. Os pesquisadores possuem estudos avançados para entender melhor como a aprendizagem se desenvolve desde criança. O objetivo é aprimorar a inteligência artificial e os modelos de machine learning para serem menos lineares, flexíveis, mais curiosos e perspicazes. Os atuais mecanismos de machine learning precisam ser alimentados com milhares de imagens rotuladas para que possam aprender a reconhecer simples objetos ou animais, como um gato. No entanto, os erros ainda são propensos quando são apresentadas imagens de formas borradas, semelhantes a esse objeto.

À medida que as cadeias de suprimentos progridem para processos autônomos, o aprendizado de máquina e as plataformas de IA continuarão aprendendo, observando humanos e sinais de dados que abrangem partes, regiões e cadeias de suprimentos, para entender as complexidades e nuances do comércio global. Alguns fluxos de trabalho passam para o status de apagados, enquanto muitos outros cenários complexos que envolvem colaboração de várias partes e orquestração em toda a rede exigirão maior aprendizado de suas contrapartes humanas.

5. Supply chain olhando para dentro

Em 2020, será dada ênfase às economias autossustentáveis, com o supply chain confiando em recursos e parceiros comerciais domésticos. Isso ocorrerá principalmente nos EUA, China e outras economias desenvolvidas. A produção se inclina cada vez mais para "produzir e entregar localmente”. No lado do consumidor, há uma tendência crescente na relação com as marcas locais. Na China, os consumidores estão cada vez mais se voltando para as marcas chinesas para roupas, aparelhos de alta tecnologia e carros, ignorando nomes ocidentais. Nos EUA, as empresas estão se preparando para tensões de longo prazo com outros blocos comerciais globais e vai diversificar suas redes de suprimentos, além da China, e construindo novas redes em outros lugares, em muitos casos mais perto de casa.

6. O Muro de Berlim Digital

Kristalina Georgieva, nova diretora do FMI, destacou em seu discurso inaugural que: “Mesmo que o crescimento acelere em 2020, as brechas atuais podem levar a mudanças que duram uma geração - cadeias de suprimentos quebradas, setores comerciais isolados, uma Berlim digital". A metáfora do Muro de Berlim Digital enfatiza barreiras emergentes e o impacto que a tecnologia está exercendo sobre o comércio. À medida que o supply chain recua para dentro e os aprimoramentos da tecnologia estão ainda mais arraigados no comércio, algumas das medidas que estão sendo feitas hoje podem ter ramificações de longo prazo nas cadeias de suprimentos, com partes ou regiões parando.

Agilidade e flexibilidade globais, pontos de foco por anos à medida que a globalização se expandiu, darão uma guinada. A resiliência e a flexibilidade permanecem importantes, mas de repente a capacidade de integrar e apoiar rapidamente fornecedores fora dos hubs tradicionais de fornecimento se torna essencial à medida que surgem novas barreiras digitais. Matérias-primas e insumos essenciais podem de repente ficar indisponíveis ou onerosos. A necessidade de agir rapidamente diante de tais riscos será essencial para competir.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn     ,     Instagram     e     Facebook     !

COMPARTILHAR
TAGS:Supply Chain, Logística, Infor
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Volte Sempre - HEINEKENSustentabilidade

Grupo HEINEKEN e Ambipar impulsionam economia circular com expansão do Volte Sempre

CencosudCencosud

Cencosud projeta crescimento e investe USD 610 milhões em 2025

Vinícola Aurora inaugura maior centro de distribuição do setorVinícola Aurora

Vinícola Aurora inaugura maior centro de distribuição do setor

Grupo Supernosso abre Centro de Distribuição com 250 vagas em MGSupernosso

Grupo Supernosso abre Centro de Distribuição com 250 vagas em MG

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados