Confira as iniciativas trade mais indicadas para os diferentes canais
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 14/05/2024
Foto: Arquivo SA+
Os canais têm características diferentes, exigindo estratégias e ações específicas. Apesar disso, alguns supermercadistas observam que faltam, por parte da indústria, soluções mais personalizadas para os diferentes formatos e posicionamentos. Um bom ponto de partida é entender qual tipo de iniciativa tem boa aderência em cada modelo. Veja algumas sugestões a seguir.
Atacarejo
A mecânica das atividades deve considerar o posicionamento de preço e de volume nesse formato. Também é recomendado explorar as ilhas em espaços extras com grandes quantidades de produtos e, se possível, realizando cross merchandising com itens complementares.
Utilizar backlights pode ser uma boa forma de chamar a atenção dos consumidores. Atualmente, muitas lojas já vêm usando telas de LED para comunicar produtos próprios e de seus parceiros.
Da mesma forma como acontece na operação de varejo das empresas, no cash & carry também é essencial trabalhar as iniciativas de trade de forma estratégica - tema que será abordado no Trade Connection, o principal evento de trade do Brasil, que acontecerá no dia 4 de junho, na capital paulista ( saiba mais aqui ).
Supermercado
Inovação costuma ser um atrativo importante para o consumidor no formato. Mas aqui vale uma dica: nem sempre a novidade é algo inédito. Ao contrário, pode ser uma releitura de iniciativas anteriores que geraram bons resultados.
Outro diferencial para a experiência de compra no formato é apostar na "educação" do cliente, por exemplo, explicando sobre produtos e categorias e ensinando maneiras diferentes de consumo.
Digital
O canal pode ser bem aproveitado para lançamentos de produtos, com envio de amostras aos potenciais consumidores, identificados a partir da análise de dados. É possível ainda integrar o físico ao digital, trabalhando o wi-fi das lojas e utilizando mídias a fim de direcionar o cliente para o site da empresa.
Outra iniciativa de trade para o digital é a gôndola infinita, que permite trabalhar um sortimento mais amplo do que na loja física. As redes sociais também são um excelente instrumento de interação e captação, assunto que também será tratado no Trade Connection.