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31/05/2025
Confira 7 estratégias para proteger sua margem neste ano
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 18/05/2022
Foto: Stock Adobe
A inflação e crise econômica tem diminuído cada vez mais o poder de compra do shopper e prejudicado a lucratividade dos supermercados. Por isso, é importante extrair o máximo das categorias da loja para potencializar os resultados.
Para proteger as margens, consultores recomendam que o varejista esteja atento ao seu sortimento, que deve incluir produtos de menor valor para atender esse consumidor que prioriza preço, além de estimular o consumo por meio de promoções.
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Confira, a seguir, algumas dicas que vão auxiliar na estratégia de definição do mix de produtos de sua loja e na escolha dos itens a serem promovidos.
1- Tendências de mercado
Esteja por dentro de quais são as novidades e produtos em alta para não perder as oportunidades do momento, avaliando se estes estão alinhados com o perfil do seu consumidor.
2- Entenda seu público
Conhecer seu shopper é primordial. Não adianta apostar em produtos da moda, como por exemplo os produtos ligados à saudabilidade, se estes não se encaixam no tipo de consumo da sua loja.
3- Analise quais benefícios
Tenha clareza do potencial do produto para o seu negócio. É possível que ele gere aumento de faturamento, de lucratividade e de venda/m2. Entretanto, há produtos que contribuem mais para o fortalecimento da imagem da loja do que para as vendas em si.
4- Acompanhe os dados das categorias
Os dados oscilam. Por isso, acompanhe sempre a evolução das categorias nas curvas A, B e C, pois isso irá ajudar a identificar novos itens de atração para o consumidor e a definir estratégias promocionais para eles.
5- Seja criterioso na definição de quais itens promover
Promoção por promoção sem estratégia pode atrapalhar sua margem em vez de potencializá-la. Seja bastante criterioso na definição dos produtos que serão promovidos, selecionando os que não vão desequilibrar as margens da categoria.
6- Alinhe todos os setores
Tenha bem claro, em cada ação, quem são os responsáveis por cada área - compras, abastecimento do CD para loja, reposição em gôndola, etc. Todos os envolvidos precisam estar “na mesma página”.
7- Analise o resultado de todas as ações promocionais
É importante analisar a fundo o resultado de cada promoção para ter informação consistente na hora de definir as próximas estratégias, saber quais deram ou não certo e o que ainda pode ser feito. Muitas vezes, uma promoção é feita sem que o varejista saiba se de fato foi assertiva.
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