SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

IndústriaEncontro Reservado Colaboração Varejo

Conectar estratégias à visão do consumidor é essencial na relação varejo e indústria

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 29/04/2024

Encontro Reservado Indústria

Foto: André Personal


Cinco palestras com soluções para gerar mais resultados e contribuir para a indústria dar maior impulso ao seu relacionamento com os varejistas. Assim foi o Encontro Reservado para a Indústria, que teve a presença de altos executivos de empresas fornecedoras do setor. Ele aconteceu no final de abril e contou com um debate final que empolgou a plateia. A mediação foi de Sergio Alvim, CEO da SA+ Ecossistema de Varejo. 


Confira a seguir os principais pontos apresentados pelos palestrantes: 


Pop Trade Tech
A empresa tem como proposta para seus clientes “ajudar a vender mais e melhor”, por meio de ferramentas para as mais diversas necessidades do varejo. Uma dessas soluções é a PopGeo, que contribui para decisões assertivas no que diz respeito, por exemplo, à melhor alocação de investimentos promocionais nas lojas. 


VR Shopping
Um aumento de 374% em sell out foi alcançado pela Ajinomoto com uma campanha de cashback no SuperApp VR. A empresa, mais conhecida por suas soluções de benefícios, tem um variado portfólio em seu aplicativo, que passa por retail media, sorteios e cupons de desconto. Em 2023, mais de R$ 20 bilhões foram transacionados pela VR. Neste ano, a empresa espera alcançar aproximadamente 6 milhões de usuários. 


Mtrix
Com clientes como BRF, Pepsico e Flora, a empresa oferece visibilidade detalhada das vendas realizadas em mais de 1,06 milhão de estabelecimentos, permitindo alinhamento nas relações de negócios e ações precisas para alcançar resultados. Dessa forma, é possível identificar de maneira mais assertiva as oportunidades, por exemplo, com um comparativo do fabricante versus o mercado. 


Scanntech
A empresa apresentou os números do cenário de consumo nos primeiros meses de 2024, quando houve um crescimento de 2,2% em unidades, mantendo a curva ascendente de 2023. Já em valor, a alta foi de 5,3% no período. Além disso, dois cases foram apresentados. Um deles mostrou como a Unilever e uma rede regional de São Paulo, a partir do uso de dados, conseguiram aprimorar a gestão de estoque, o que resultou em diminuição da ruptura e aumento de sell out de 26% na varejista, além de crescimento de 5 pontos percentuais no market share da indústria. 


Bnex
Os brasileiros estão vivendo por mais tempo e tendo menos filhos, enquanto o número de pets por domicílio aumenta. Consequentemente, o volume de vendas dos produtos para animais de estimação cresceu 34% e as missões de compra para abastecimento diminuíram 8,3%. Esses são alguns insights compartilhados pela Bnex sobre as mudanças nos hábitos do consumidor. Para o futuro, além da importância de compreender a geração Alpha (nascidos após 2010), a Bnex apontou os pilares da indústria 3.0:


- Inteligência artificial: pode ajudar a indústria a ser preditiva, identificando potencial de faturamento em localizações específicas e oportunidades cirúrgicas de expansão de vendas.


Também permite conhecer o índice de sacrifício – barreiras que dificultam a compra – de categorias e itens


- Customer leadership: esse tópico inclui capturar novos shoppers e recuperar aqueles que deixaram de adquirir suas marcas, lançamento de produtos, entre outras estratégias


- Discountless: consiste no desenvolvimento de ações que fogem das tradicionais ofertas de preços e conseguem capturar o consumidor emocionalmente


Debate especial com convidados


É preciso contar com uma equipe ajustada e capaz de reconhecer o que não está funcionando para realizar correções - Romulo Dantas, vice-presidente comercial da M. Dias Branco

Um dos pontos altos do evento foi a discussão sobre os desafios operacionais enfrentados pelo varejo e como a indústria pode trabalhar ao seu lado, garantindo melhores execuções para seus produtos nas lojas. Consequentemente, o resultado disso é aumento de vendas e proteção às margens, que atualmente estão bastante comprimidas. Confira a seguir quem foram os debatedores e os principais trechos de suas análises:


Romulo Dantas, vice-presidente comercial da M. Dias Branco: um dos aspectos abordados pelo executivo foi a necessidade de as empresas conectarem a sua estratégia à visão do consumidor no centro do negócio, em meio a um ambiente altamente competitivo para as indústrias de consumo brasileiras. É nesse cenário que a segmentação ganha cada vez mais importância. “Mas ela não é possível de ser aplicada sem dados”, afirmou Dantas. “E como atender o desejo de personalização das pessoas em um produto de consumo de massa?”, completou. Segundo ele, um dos caminhos encontrados pela M. Dias Branco foi “escutar genuinamente os clientes sobre como a companhia consegue agregar valor ao negócio deles”. O VP comercial ressaltou ainda que é preciso contar com uma equipe ajustada e capaz de reconhecer o que não está funcionando para realizar correções. “Não há nada de novo nisso, mas é fundamental entender a necessidade do seu parceiro”, enfatizou. 


Vanessa Sandrini, diretora de varejo do Fasano: a executiva, que está à frente do Empório Fasano, enfatizou os principais pontos para um CRM de sucesso. Entre eles, está o fato de a ferramenta ajudar a prever as tendências de compra, identificar os sinais de rotatividade de clientes e sugerir, por exemplo, ações para incentivar a compra de produtos de maior valor agregado. Esse tipo de solução também permite, por meio dos feedbacks e interações, extrair insights emocionais, decifrando o sentimento do consumidor, o que traz oportunidade de tornar a comunicação e as ofertas de produtos mais direcionadas. Somam-se a isso outros benefícios, como integração de dados omnichannel, identificação de tendências de mercado, avaliação de desempenho de vendas, entre outros.


Cristiane Lemos, head de trade marketing do Mambo: executiva de uma das mais importantes redes supermercadistas do Estado de São Paulo, Cristiane reforçou a importância do CRM para o varejo. Segundo ela, um dos maiores desafios é extrair o máximo de conhecimento sobre o consumidor a partir da ferramenta. Isso permite às empresas serem mais estratégicas em suas iniciativas, sempre trabalhando em conjunto com os fornecedores. A head de trade comentou ainda que a M. Dias Branco tem sido uma importante parceira, promovendo a integração entre as suas diversas áreas – comercial, marketing, supply, trade, etc. – com a varejista. 


COMPARTILHAR
TAGS:Indústria,Encontro Reservado, Colaboração, Varejo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Vendas nos super e hipermercados crescemFaturamento

Super e hipermercados cresceram 5,2% real em 2024

Consumo de ovo classe D e EClasses D e E

O crescimento do consumo das classes D e E nos supermercados

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados