SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Sustentabilidade Gestão Estratégia Smollan iTrade

Conceito de sustentabilidade ampliada ganha espaço no varejo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 12/01/2021

Imagem: iStock

Já faz alguns anos que o tema da sustentabilidade ampliada, que abrange não só as questões ligadas ao meio-ambiente, como também as de saúde, preocupação social e cidadania, está presente no planejamento estratégico das empresas ao redor do mundo. "Isso se deu porque as empresas passaram a entender que com a aderência ao tema, elas não só cumpriam com o seu papel perante o planeta, como podiam ter uma melhora de imagem junto a todos os públicos estratégicos e também econômico, uma vez que a sustentabilidade bem praticada permite reduzir desperdícios, perdas e custos, além de gerar receitas adicionais", explica Stenio Souza, CEO da Smollan iTrade , empresa internacional de soluções para o varejo.

[noticiasRelacionadas]

O especialista lembra que no varejo não foi diferente. Como o consumo exacerbado é considerado um dos principais vilões no quesito da sustentabilidade – por conta da alta retirada de recursos da natureza e do grande volume de lixo produzido –, as marcas passaram a entender que deveriam encontrar maneiras de encontrar compensações para o planeta e para a sociedade.

Desde o lançamento do Pacto Global a Organização das Nações Unidas (ONU) nos anos 2000, a realidade empresarial foi mudando aos poucos, até que em 2020 tivemos uma assustadora realidade escancarada: em poucos meses de isolamento o mundo viu uma diminuição nos níveis de poluição em diversas capitais. Stenio Souza cita um levantamento da NASA segundo o qual o isolamento social gerou uma redução 20% nas emissões de dióxido de nitrogênio desde fevereiro em todo o mundo.

"Quando olhamos para este ano que passou, percebemos que o comportamento de compra dos consumidores mudou radicalmente. Além de estarem cada vez mais atentos com o que a indústria e o varejo estão fazendo no âmbito social, que engloba não só a sustentabilidade, como apoio às causas raciais, LGBTQIA+ e etc, as prioridades de consumo mudaram, tornando os itens essenciais os primeiros de todas as listas de compra e deixando de lado as aquisições supérfluas", destaca o CEO da Smollan iTrade.

Com isso, todo o varejo e o trade, que têm como maior ativo as pessoas, tiveram que tornar imprescindível o olhar 360º sobre os impactos diretos e indiretos que afetam os colaboradores, clientes e o planeta. Na prática, significa a implementação de uma agenda global de ações que envolvam a sustentabilidade do meio-ambiente e também das pessoas que compõe todo esse cenário.

Alguns exemplos de iniciativas sustentáveis que já estão em evidência em todos os varejos são: a substituição de sacolas plásticas por reutilizáveis; reciclagem dos cupons fiscais; diminuição dos panfletos e tablóides por aplicativos e display digitais; utilização de energias renováveis, além de todos os processos de prevenção de perdas de alimentos que geram prejuízos financeiros e até ecológicos – segundo a FAO, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados ao ano no mundo.

"Sendo assim, é necessário que as empresas que compõe a cena do varejo estejam sempre antenadas em tudo o que está acontecendo ao redor do mundo e, o mais importante, que consigam acompanhar a velocidade das mudanças, pensando sempre no melhor para o meio-ambiente e para a sociedade como um todo", finaliza Stenio Souza, CEO da Smollan iTrade.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                    LinkedIn                   ,                   Instagram                   e                   Facebook                   !

COMPARTILHAR
TAGS:Sustentabilidade, Gestão, Estratégia, Smollan iTrade
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

FLV em loja do Pão de AçúcarGestão e negócios

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

Adobe StockExperiência do Shopper

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados