SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Portfólio da AB Mauri traz valor agregado para o seu mix

28/04/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Costco Atacarejo Cash & Carry Assaí

Comparamos a rede Costco com o atacarejo brasileiro

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/08/2020

Com um faturamento anual de US$ 149 bilhões e mais de 785 unidades, a Costco atua nos EUA, Canadá, México, Porto Rico, Austrália, Japão, entre outros países. A companhia serve de inspiração para muitas redes de atacarejo do Brasil, embora atue num modelo de clube de compras, em que é necessário ser associado para adquirir produtos em suas filiais.

SEM CUSTO DE PESSOAS PARA REPOSIÇÃO
A rede recebe os produtos em paletes fechados, que vão direto para a área de vendas

[noticiasRelacionadas]

A Costco vem acumulando crescimento de vendas trimestre a trimestre, assim como o cash & carry brasileiro. No acumulado de janeiro a 3 de maio deste ano, sua receita cresceu 7,8% sobre igual período do ano passado. A seguir, entenda alguns indicadores operacionais da empresa global e compare com o atacarejo daqui.

Vendas

7,8% de aumento entre janeiro e maio de 2020

Sortimento

3500 SKUS são operados pela Costco aproximadamente, contra 9.000 dos atacarejos brasileiros. Lá, boa parte do mix é formada por packs ou por embalagens maiores (mais econômicas). É possível encontrar nessa versão até itens mais sofisticados, como cremes para o corpo e o rosto

Custo Operacional

Gira em torno de 9% Nível semelhante ao daqui

Por que o cash & carry no Brasil consegue operar com um sortimento maior, mantendo nível igual de custo ao da Costco, que trabalha com bem menos itens?

Belmiro Gomes, presidente do Assaí , explicou os motivos em sua participação no 9º Webinar transmitido ao vivo por SA Varejo no dia 4 de junho no YouTube e no Zoom. Segundo ele, a mão de obra no Brasil é mais barata, amortizando o custo de reposição nas lojas. Além disso, há o apoio de promotores da indústria para abastecimento de produtos. Já nos EUA, a despesa com pessoas é maior, o que fez a Costco adotar a estratégia de receber as mercadorias em paletes fechados, que vão direto para a área de vendas, sem necessidade de ter pessoas para o reabastecimento. Por outro lado, o valor do aluguel por lá favorece o formato. Para uma loja de 10.000 m2 de área construída e faturamento de R$ 90 milhões, fica em torno de R$ 180 mil. No Brasil, seria R$ 900 mil, inviável para o modelo.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                        LinkedIn                       ,                       Instagram                       e                       Facebook                       !

COMPARTILHAR
TAGS:Costco, Atacarejo, Cash & Carry, Assaí
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Padaria AssaíEstratégia

Assaí amplia em 13,2% o número de açougue, padaria ou empório de frios em lojas

Assaí inaugura sua primeira loja no Guarujáação social

Assaí promove iniciativa para auxiliar pequenos empreendedores

Pão de AçúcarVarejo Alimentar em Contexto

Crescimento das mesmas lojas supera o total em bandeiras de supermercados dos maiores varejistas do Brasil

Varejo Alimentar em ContextoPesquisa

Varejo Alimentar em Contexto comemora 1 ano com o lançamento da 5ª edição

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados