Como o Google motiva seus funcionários
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 21/09/2018
Muito se fala sobre os escritórios do Google em todo o mundo, conhecidos por serem ambientes modernos e descolados, sempre com áreas de descompressão que incluem salas de descanso, espaços para jogos e outras atividades lúdicas. Mas os segredos do Google para motivar e gerar engajamento entre seus funcionários vão além disso.
Após extensa pesquisa com funcionários, a empresa de tecnologia entendeu que as formas como os membros da equipe interagem, estruturam seu trabalho e enxergam sua contribuição são mais importante até mesmo do que quem faz parte da equipe. E, por ter uma forte cultura organizacional, o Google consegue formar equipes que compartilham dessa ideia, conforme destaca, em entrevista ao site da Fast Company, o consultor em estratégia organizacional Robert Bruce Shaw, autor do livro "Extreme Teams: Why Pixar, Netflix, Airbnb, and Other Cutting-Edge Companies Succeed Where Most Fail", ainda sem edição no Brasil, mas cujo título pode ser traduzido para: "Times extremos: Por que Pixar, Netflix, Airbnb e outras empresas afiadas têm sucesso onde a maioria falha".
Para o próprio Google, o segredo da motivação e engajamento de seus funcionários está fundamentado em uma lista de aspectos. Confira quais são eles:
Segurança psicológica
Quem trabalha no Google pode se sentir seguro para arriscar e questionar sem medo de ser repreendido. Essa segurança estimula os funcionários a dar ideias e ser colaborativos. “A cultura do Google incentiva a fazer perguntas e compartilhar informações. Para replicar seu sucesso, crie um ambiente de equipe que convide e extraia contribuições de todos os membros”, acredita Robert Bruce Shaw.
Confiabilidade
Trabalho colaborativo na prática é outro ponto importante. Colaboradores do Google podem contar uns com os outros, e isso tem ajudado a melhorar o ambiente de trabalho. Uma das iniciativas neste sentido é o Googler-to-Googler (G2G), programa no qual mais de seis mil funcionários se oferecem para ajudar seus colegas.
Outro aspecto relevante é destacado por Lucy Ford, professora de administração da Saint Joseph’s University’s Haub School of Business. Segundo ela, os funcionários do Google podem usar 20% de sua carga horária de trabalho para desenvolver suas próprias ideias inovadoras. “O que é crítico é que os funcionários não são obrigados a gastar 20% do seu tempo em seus próprios projetos, mas, se eles escolherem, isso é incentivado”, afirmou a Fast Company.
Estrutura e clareza
Uma preocupação da empresa é que metas, funções e planos de execuções estejam claros para as equipes. A empresa também cita a transparência como um fator importante. Permitir, por exemplo, que os funcionários acessem códigos base e outras informações internas. “Acreditamos que, se você tiver boas pessoas e acreditar que elas são fundamentalmente boas, elas tomarão melhores decisões se forem expostas ao que está acontecendo na organização”, já declarou Laszlo Bock, ex-vice-presidente sênior de operações com pessoas do Google.
Significado e Impacto do trabalho
A empresa sabe que o emprego tem importância para seus colaboradores e que eles acreditam que seus trabalhos podem gerar mudanças. Esse entendimento por parte da empresa cria empatia com suas equipes, em vez de divisões hierárquicas. “As pessoas querem trabalhar em algo significativo, que faça a diferença para sua organização e para a sociedade em geral”, afirmou Shaw na entrevista para a Fast Company.