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Promoção CRM Fidelidade BrandLoyalty

Como fugir das ofertas de preço sem rentabilidade

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 07/12/2020

                                          

                                                                                          Foto: Divulgação

Com a proximidade de 2021, o varejista deverá se ver diante de um cenário mais desafiador. E um dos pontos de atenção são as promoções. Se, por conta da pandemia, muitas redes diminuíram o percentual de participação das ofertas, a expectativa de queda na renda do consumidor traz sempre aquela ideia de que é preciso, a qualquer custo, baixar preços. Mas a estratégia pode trazer desafios, sendo o impacto negativo na margem um dos mais maiores. Nesse contexto, encontrar maneiras de fidelizar o consumidor que já frequenta as lojas é uma forma de fugir da concorrência predatória. Além de utilizar os dados de CRM, encontrar mecânicas que mexam em variáveis “mais inteligentes” pode ser uma alternativa.

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Um modelo que vem ampliando espaço no Brasil é o de colecionar selos e, partir de um número específico atingido, ganhar prêmios diferenciados. Uma das empresas que atua nesse segmento é a BrandLoyalty , de origem holandesa. Lucas Palombo, CEO da companhia no País, ressalta que essa mecânica tem a vantagem de trabalhar com duas variáveis importantes: aumentar a frequência de compra e elevar o tíquete médio.

Isso acontece porque, ao contrário de outras mecânicas, o consumidor entende que obter o prêmio depende dele. Além disso, é possível colecionar as recompensas, que passam por facas, panelas e outros produtos de renome. Como consequência, o cliente se sente motivado a ir mais vezes às lojas e a aumentar o valor de suas compras a fim de acumular mais selos.

Em ações que realizamos conseguimos um incremento médio de 6% a 15% da venda líquida e um retorno de 80% a 120% sobre o valor investido na iniciativa. E há casos em que o impacto na margem é de até 7 pontos percentuais”, reforça Palombo. Para o executivo, no ano que vem, o nome do jogo para o varejo vai ser retenção de clientes.

E não resta dúvidas de que os programas de fidelização podem ajudar muito. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa feita pela BrandLoyalty em parceria com a Kantar com 1.597 pessoas, 85% dos consumidores dizem que esperam ser recompensados por sua fidelidade com benefícios que vão além de descontos. E mais: 68% afirmam que gastariam mais se existissem programas voltados à fidelização nas lojas que frequentam.

Ainda para 2021, a empresa está estudando algumas novidades. Uma delas é digitalizar as ações, utilizando a mesma mecânica de selos por meio de um aplicativo. Isso permitiria trabalhar também com uma base fidelizada e identificada de consumidores, customizando os incentivos e a comunicação com essas pessoas.

Outra iniciativa para o próximo ano é realizar campanhas com as indústrias – até agora, a BrandLoyalty vem atuando com varejistas, como Makro, GPA e Muffato, entre outros. Durante as ações, a companhia oferece uma série de serviços aos clientes, como relatórios semanais de performance, suporte na execução e na área jurídica, entre outros.

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TAGS:Promoção, CRM, Fidelidade, BrandLoyalty
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