Como abordar seu chefe para pedir aumento de salário

Avaliação:

(0 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Saiba por que necessidade financeira não é um bom argumento nessa hora

 
Caso esteja agregando melhores resultados para a empresa, porém sua remuneração anda abaixo do mercado, você já tem bons argumentos para tentar convencer o gestor a elevar seu salário. Mesmo assim, é preciso se preparar bem para o momento da conversa.
 

Avalie o momento

Evite abordar o chefe em momentos em que ele está estressado, de mau-humor, com muitas tarefas simultâneas. A dica é perceber momentos em que o gestor está disposto a conversar. Se for após ele elogiá-lo, melhor ainda.
 

Leve argumentos

Exponha o máximo possível de informações concretas sobre os resultados que o seu desempenho tem gerado à empresa,  sejam eles numéricos ou menos tangíveis.
 
Segundo consultores, justificar pedido de aumento com necessidade financeira não é um bom caminho. "Se você tiver um relacionamento pessoal com sua chefe, isso pode te ajudar. Mas você o estará colocando em uma posição desconfortável e pode não parecer profissional", explica a consultora de estratégia e desenvolvimento de liderança Miriam Grobman.
 

Modere o tom

Ponderação, educação e transparência devem ser preponderantes na conversa sobre aumento de salário. Ricardo Haag, diretor da PageGroup Brasil, desaconselha reações intempestivas como ameaçar procurar salário melhor no mercado, pois é algo arriscado de se dizer. "Por mais que haja uma conquista no curto prazo, o gestor passará a saber que você é uma pessoa que valoriza mais o dinheiro do que a carreira", destaca. "Ele pode já começar a pensar em um plano B e, na próxima vez, agradecer pelo seu serviço e contratar outra pessoa”, completa o diretor do PageGroup Brasil.
 

Saiba reverter uma negativa

Caso seu pedido de aumento seja negado, tenha maturidade para lidar com a situação. O melhor a fazer é entender as razões da negativa e trabalhar para reverter isso. Caso tenha sido algo relacionado ao desempenho, a recomendação é traçar um plano de ação para os próximos meses. A consultora Miriam Grobman sugere deixar esses pontos registrados, por exemplo em um e-mail para o chefe. "Se depois desse tempo você fez tudo o que precisava fazer e a pessoa ainda diz que você não merece esse aumento, é preciso pensar se vale a pena ficar nesse time”, afirma a especialista.
 
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !
 
 
 
 
 

Fonte: ÉpocaNegócios

Veja mais sobre: Salário, Rh, Remuneração, Gestão

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade