Com aquisição, PepsiCo avança no mercado de produtos saudáveis
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 21/08/2018
Por US$ 3,2 bilhões de dólares, a PepsiCo anunciou aquisição da empresa israelense SodaStream, responsável pela fabricação de máquinas que permitem a fabricação em casa de bebidas carbonatadas saudáveis.
A compra é mais um investimento da dona dos refrigerantes Pepsi num segmento que passa longe das bebidas cheias de açúcar, cada vez mais rejeitadas por consumidores preocupados com a saúde. A busca por um portfólio mais saudável ficou ainda mais intensificada desde que Ramon Laguarta assumiu o cargo de CEO da companhia, há menos de um mês.
Outra aquisição recente da PepsiCo foi da fabricante de snacks feitos de frutas e vegetais Bare Foods. Uma mudança e tanto na empresa cujos icônicos salgadinhos Doritos representam boa parte das vendas.
Em 2017, os itens saudáveis responderam por aproximadamente 25% das vendas da Pepsico. A meta é uma participação de 50% até 2025. Em contrapartida, as vendas de refrigerantes caem nos EUA há 12 anos consecutivos.
Laguarta acredita que a SodaStream poderá catalisar a habilidade da companhia em oferecer bebidas personalizadas ao redor do mundo. Outro diferencial das bebidas feitas em casa é a redução no consumo de embalagens, outra exigência que se torna recorrente entre os consumidores. No entanto, popularizar máquinas caseiras de bebidas é um grande desafio. A própria PepsiCo tentou sem sucesso em 2014 com sua máquina Pepsi Spire.
O benchmarking em relação a máquinas caseiras é a Nespresso, que conseguiu popularizar suas cafeteiras automáticas. Resta saber se a indústria de bebidas conseguirá esse mesmo feito também outros segmentos.