01/05/2025
Clientes priorizam promoções e preços baixos ao escolher sua rede principal
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 19/09/2023

Foto: Adobe Stock
Diferente dos países europeus e norte-americanos em que uma rede se destaca entre as demais, no Brasil isso não ocorre. Além disso, os consumidores nacionais priorizam promoções e preços mais baixos ao escolher seu supermercado principal.
Essas resoluções são da Oliver Wyman , empresa de consultoria que realizou pela primeira vez no país sua pesquisa de CPM (Customer Perception Mapping) com 2 mil clientes de mais de 20 redes de varejo e atacarejos do Brasil.
Os entrevistados tiveram que comparar a principal rede que frequentam com outra rede que já tenham visitado, e os resultados foram agregados em fatores de valor – refletindo preços, promoções e fidelidade; e de experiência – que reúne fatores como sortimento, serviço e qualidade. Assim, cada rede foi posicionada em um dos quadrantes: especialistas, líderes, atrasados e promocionais.
Mas como os varejistas devem reagir e se posicionar diante do cenário competitivo de forma a agradar os clientes e ser financeiramente sustentável. Um dos primeiros fatores levantados pela pesquisa é o foco nas principais alavancas de satisfação, o nível de serviço e a variedade de produtos são essenciais para a experiência, enquanto o custo-benefício importa para a satisfação em valor.
Outra estratégia apontada pelo estudo é ouvir o feedback dos clientes para compreender o motivo pelo qual eles não visitam sua loja. Além disso, personalizar suas ofertas é essencial tendo em vista a valorização dos consumidores do país para promoções.
Por fim, uma última dica é concorrer por orçamentos secundários para gerar um valor adicional oferecendo itens únicos ou promoções especiais para atrair clientes que compram principalmente em outros lugares.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

SP registra abertura de mais de 4 mil lojas de varejo alimentar em 2024

Supermercados e hipermercados apresentam aumento de cerca de 4,2% na Páscoa

Seara, Coca-Cola e Itambé lideram ranking de engajamento com o consumidor
