Cinco habilidades das pessoas inovadoras: quais delas você tem?
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 10/08/2018
Fazer algo jamais realizado anteriormente, mudar um processo que não faz mais sentido, transformar. Com o ambiente de negócios – e toda a sociedade – em constante modificação, inovar nunca foi tão importante.
No livro “DNA do Inovador” (ed. HSM), os autores J. Dyer, H. Gregersen e C. Christensen explicam que o lado direito do cérebro é responsável pela criatividade, pois é onde surgem pensamentos, sensações e interpretações mais intuitivas. Apesar disso, o trio de pesquisadores descobriu que inovação é uma habilidade que pode ser treinada.
Na publicação, os autores descrevem cinco habilidades consideradas essenciais a quem deseja ser uma pessoa inovadora.
1. Pensamento Associativo
Também conhecido simplesmente como "associação", acontece sempre que procura resumir e tirar sentido de uma nova informação recebida. Com essa habilidade, fica mais fácil descobrir novos caminhos por meio de ligações entre problemas, ideias e questões aparentemente sem relação entre si. Dyer, Gregersen e Christensen lembram que grandes descobertas costumam surgir do cruzamento de áreas e disciplinas diversas.
2. Capacidade de Questionar
Inovadores são grandes questionadores, pessoas apaixonadas por perguntar. E suas perguntas frequentemente desafiam o pensamento padrão.
3. Poder de Observação
No livro "DNA do Inovador", essa habilidade é descrita como o ato de prestar muita atenção no mundo ao seu redor, o que inclui clientes, produtos, tecnologias, serviços, concorrentes, entre outros. Essa observação detalhada pode fazer surgir ideias sobre novas maneiras de fazer alguma coisa.
4. Valorização do Networking
Inovadores tendem a investir tempo descobrindo e testando ideias em um rede diversificada de pessoas, com experiências e expectativas distintas
5. Abertura à Experimentação
Antes de descobrir a lâmpada, Thomas Edison falhou em inúmeras tentativas que poderiam tê-lo feito desistir. Ma os inovadores são assim: testam diversas hipóteses e desafiam convicções.