SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais uma rede assume um ponto que antes era do Nacional no RS

29/08/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Liderança Gestão Pós-pandemia Mindset Léia Wessling

Cinco elementos para preparar a empresa ao novo normal

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 15/06/2020

O inevitável cenário de crise financeira no pós-pandemia exigirá dos gestores esforços para preservar toda a cadeia de valor da empresa. De acordo com a psicóloga e consultora organizacional Léia Wessling (foto), um dos principais desafios às companhias é desenvolver um mindset da liderança estratégica voltada a este novo normal.  

[noticiasRelacionadas]

De acordo com a especialista, conselheiros de administração, CEOs e executivos vinculados à estratégia precisam alinhar seu mindset de liderança em torno da retomada e das oportunidades. Autora do livro Mindset - Liderança Estratégica, Léia Wessling destaca os cinco elementos-chave neste processo: 

1. Pipeline da liderança 

A amplitude de responsabilidades da liderança é mais sentida e vivenciada durante e após a crise. A gestão de stakeholders é somada à de pessoas. Assim, o expectro da gestão tende a sofrer um alargamento significativo, diminuindo o distanciamento com aqueles que formam a rede de relacionamentos da empresa.  No novo normal, todos vão para a mesa de reuniões mais frequentemente e os impactos sofridos por um são rapidamente sentidos e apoiados pelos demais.  

2. Confiança 

Tão importante quanto o que a empresa faz é quem ela é. Por isso, os pronunciamentos e atitudes das lideranças empresariais passam por uma avaliação rápida de seus colaboradores, parceiros, consumidores e clientes. No novo normal, não há com proteger sua reputação, apenas viver a sua integridade. Propósito, valores e relevância se tornam ainda mais importantes.  

3. Intenção estratégica 

Os cenários incertos trazem dúvidas e novos questionamentos para a liderança empresarial. Processos de formulação e planejamento estratégico passam a se pautar na visão de seus stakeholders. Chats, diálogos abertos e interferências externas ao seu usual planejamento devem ser incoporados ao mindset da liderança estratégica.  

4. Tomada de decisão 

As decisões centralizadas recebem cada vez menor credibilidade e confiança, uma vez que os espaços de participação e colaboração estão se ampliando com grande velocidade. Decisões que privilegiem o ganha-perde serão, cada vez mais, identificadas e rejeitadas. A tomada de decisão é continuamente revisitada, na medida em que novas pessoas e variáveis vão se integrando aos fatos.  Não há constância no novo normal, exceto a da reinvenção constante.  

5. Metas e resultados 

Conquistas econômicas representam conquistas sociais e ambientais. Se não for desta maneira, o sistema entra em colapso. O mundo sistêmico, que existe desde a origem do universo, vem pressionando as lideranças a fortalecerem suas conexões e compartilharem mais amplamente seus resultados e conquistas. Não se trata de escolher entre isso ou aquilo, mas de integrar os elementos para um benefício comum. Se um perde, todos perdem. O que estamos dispostos a perder e a ganhar juntos? 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                     LinkedIn                    ,                    Instagram                    e                    Facebook                    !

COMPARTILHAR
TAGS:Liderança, Gestão, Pós-pandemia, Mindset, Léia Wessling
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock supermercado liderança funcionáriosRh

Liderança com propósito reduz rotatividade em até 25%

Uniforça adiciona 4 novas redes supermercadistas ao seu portfólioGestão e negócios

Uniforça adiciona 4 novas redes supermercadistas ao seu portfólio

São Luiz Supermercado rebrandingGestão de Pessoas

Mercadinhos São Luiz é reconhecido entre as melhores empresas para trabalhar na América Latina

Empresas familiares revisam sucessão para acomodar novos perfis de herdeirosGestão e negócios

Especialista destaca três dicas para CMOs frente à evolução da IA

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados