SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova empresa de retail media já está em 14 redes varejistas com 700 telas e foco no uso estratégico de dados

17/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Transformação Digital Inovação Pessoas

Cinco dicas para ter 'transformadores digitais' na sua empresa

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 12/03/2020

Transformação digital passou a ser imperativa para todos os negócios. Mas quem são as pessoas que vão conduzir este processo? Como formar transformadores digitais? Um ponto fundamental é entender que a tecnologia é um meio, as pessoas é que são a finalidade, conforme ressalta Fabio Camara, CEO do Grupo FCamara – empresa de TI especializada em transformar desafios de tecnologia em soluções digitais inovadoras, que já ajudou mais de 3 mil profissionais em uma década a entrarem no mercado.

 Para mostrar como ter por perto os colaboradores certos, o especialista aponta 5 caminhos para empresas formarem transformadores digitais.  

1. Pessoas, e não técnicos

“O grande diferencial de uma empresa é o seu capital intelectual, as pessoas que fazem a transformação digital”. Por essa razão, o princípio básico de formação da FCamara é investir em competência interdisciplinar, para formar pessoas e não técnicos. A empresa investe em cursos de filosofia, psicologia e sociologia, por exemplo, além de cursos de liderança. “Nossa dinâmica desperta o melhor das pessoas buscando proatividade, curiosidade, ambição e o aprendizado contínuo”, explica Camara.

[noticiasRelacionadas]

2. Cultura e Curiosidade

A tecnologia não é o grande fator que impulsiona a transformação, a inovação e as mudanças estratégicas na empresa, diz o executivo.  Quem impulsiona a mudança é a cultura, que também vai nortear o relacionamento entre times e áreas nas empresas. “Trabalhar a rápida adaptação de processos, o valor da inovação e a liderança são aspectos importantes que norteiam a cultura e ajudam a traçar novos cenários”, afirma. “A cultura deve favorecer pessoas que têm vontade de aprender e curiosidade fora do seu campo de atuação. São estas pessoas que vão enxergar o que ninguém vê”, explica.

3. Liderança acessível

Uma inovação que vem de cima para baixo tem mais dificuldade de entrar na cultura da empresa, por isso todos devem fazer parte do processo. Empresas que pretendem fazer a transformação digital não podem colocar seus líderes e diretores em um pedestal inacessível para o restante dos funcionários. Na FCamara, por exemplo, todos têm acesso ao WhatsApp do fundador, marcam sessões de coaching com ele e podem encontrá-lo trabalhando ao seu lado, já que Fabio não tem sala nem mesa fixa. “Se as pessoas não têm acesso a quem lidera a visão da empresa, como irão pensar e conduzir uma transformação?”, questiona.

4. Soft skills 

Soft skill são competências de aptidão e personalidade, que não são exatamente adquiridas pelo currículo, e sim pelo perfil. Estas habilidades são fundamentais no futuro para criar processos, produtos e sistemas com uma boa experiência do usuário. “Buscar pessoas com soft skill e criar um ambiente para que essas aptidões cresçam é indispensável para formar transformadores digitais. O currículo a gente adapta, aprende, mas a personalidade não”, explica. 

5. Diversidade

Novas pesquisas demonstram que empresas com diversidade étnica e cultural apresentam aumento de faturamento em mais de 30%. Ou seja, além de criar um ambiente plural, investir em times diversos também contribui para uma melhor performance. Em um ambiente com colaboradores de diferentes origens e vivências, que conhecem realidades distintas e convivem entre si, a chance de formar pessoas mais abertas ao novo é muito maior. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:       LinkedIn      ,      Instagram      e      Facebook      !
COMPARTILHAR
TAGS:Transformação Digital, Inovação, Pessoas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Grupo Nova Era -  EscolaEducação Corporativa

Grupo Nova Era inaugura escola infantil para filhos de colaboradores

Grupo CarrefourSegurança no Varejo

Carrefour reduz incidentes em 30% com câmeras corporais

Mercadinhos São Luiz - ranking GPTWVarejo

Mercadinhos São Luiz é destaque no varejo brasileiro

Adobe StockInovação

IA está se tornando cada vez mais essencial para o varejo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados