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21/02/2025
Cinco dicas fundamentais para ocupar cargos de liderança
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 01/08/2019
"Liderar é uma escolha. E o primeiro passo para se tornar um líder é fazer esta opção, independentemente da posição que se tem na empresa". A avaliação é da consultora Aliesh Costa, gestora de recursos humanos e CEO da Carpediem RH .
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Ao decidir ser líder, o passo seguinte é desenvolver um conjunto de habilidades indispensáveis para tornar o sonho realidade. “O grande diferencial dos bons líderes é a sensibilidade para perceber as motivações, necessidades e problemas dos colegas ao seu redor”, destaca Aliesh. “Isso revela inteligência emocional, característica essencial para cargos de comando”, completa a especialista. Confira outras cinco dicas da CEO da Carpediem Consultoria de RH para conquistar e se manter em cargos de liderança:
1. Acredite na equipe
Não basta delegar. É preciso estar junto com o time para estimular o alcance de metas. “Isto gera empatia e segurança para o colaborador”, explica Aliesh. Segundo ela, o líder precisa aceitar o fato de que não tem todas as respostas o tempo todo, percebendo que é muito melhor contar com a inteligência coletiva de uma equipe. “Com isso, ele também demonstra humildade, além de colocar a equipe toda no papel de protagonista”, explica a especialista.
2. Seja transparente
O líder deve construir seus relacionamentos com base na transparência. Nesse sentido, é fundamental ouvir as pessoas e suas ideias, além de encorajar a participação da equipe nas decisões, criando assim um ambiente seguro, em que cada profissional se sente confiante para expor seus pontos de vista.
3. Saiba pedir ajuda
Um bom gestor deve reconhecer o momento de pedir ajuda, admitir quando estiver errado ou mesmo quando não sabe algo, simplesmente porque não é possível deter todo o conhecimento. “Reconhecer suas vulnerabilidades estimula, inclusive, o desenvolvimento profissional”, explica a especialista da Carpediem.
4. Priorize inovar, sempre!
Pessoas com potencial para liderança abraçam desafios, afinal renovar e aperfeiçoar processos são atitudes esperadas de um líder. “Cada vez mais, as empresas estão valorizando profissionais ousados, que extrapolam o terreno conhecido, assumindo riscos e correndo atrás de oportunidades”, explica Aliesh Costa.
5. Tenha agilidade
Existe um conceito em RH conhecido como “learning agility”, que reúne aspectos como: agilidade para mudanças, agilidade mental, agilidade interpessoal e agilidade para resultados. No quesito rapidez, estas são, em síntese, as habilidades essenciais para um líder, que precisa atender as demandas do cotidiano de modo rápido e assertivo.
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