Cinco dicas do guru do Vale do Silício para sua empresa vender mais
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 19/11/2018
O empresário holandês Jacco vanderKooij, fundador da consultoria de marketing Winning By Design , é um especialista em vendas que roda o mundo ministrando palestras pra lá de animadas, voltadas a profissionais de vendas e marketing. Há alguns anos se tornou uma espécie de "guru" no Vale do Silício (foto) com suas dicas para vender mais.
[noticiasRelacionadas]
Neste mês, ele participou do RD Summit 2018, em Florianópolis, onde compartilhou suas ideias com o público brasileiro. Por lá, deixou, por exemplo, sua opinião de que é preciso mudar o antigo conceito pelo qual vendedores são motivados por metas e incentivos financeiros. Para ele, o modelo "trabalhe duro e ganhe dinheiro" não funciona mais.
Conheça cinco dicas de vanderKooij para gestores e demais profissionais das áreas comercial e de marketing da sua empresa:
Ouça o cliente
Para o especialista, muitas empresas ainda relutam em ouvir seus clientes, o que é um grande erro. "Devemos parar de vender para os clientes e começar ajudá-los a comprar. Aí, sim, teremos sucesso”, acredita.
Seja rápido
Antes de se especializar em marketing, Jacco vanderKooij foi boxeador, experiência na qual aprendeu a importância de começar lento para depois acelerar, afinal "quanto mais rápido, mais difícil". O mercado atual exige preparo para essa tão necessária agilidade. Se os treinamentos dados aos vendedores duravam meses, hoje são feitos em poucos dias. Com tantas mudanças, o holândes reforça que não se pode continuar cobrando as mesmas metas de outras épocas.
Tenha um propósito
Lideranças devem entender que hoje as pessoas querem trabalhar com propósito, em ambientes agradáveis, com reais possibilidades de crescimento e em equipes lideradas por pessoas confiáveis. “A nova geração não quer bater metas. Quer gestores excelentes, que os representem”, resume.
Valorize a diversidade
O empresário e palestrante Jacco vanderKooij defende que mulheres tenham mais espaço nos níveis de gerência. “Uma coisa que me irrita é chegar em uma reunião com uma sala cheia de homens. Por acaso, eles têm algum poder de conseguir falar para todos os gêneros? Garanto que não. Então é preciso investir em diversidade”, acredita, ressaltando que não faz o menor sentido não conseguir falar com metade do mercado.
Trabalhe de maneira inteligente
O antigo conceito de "trabalhar duro" foi importante, na visão do guru de vendas do Vale do Silício. No entanto, ele lembra que a nova geração prefere trabalhar de forma mais inteligente, e é com essa visão que os problemas empresariais do futuro serão resolvidos.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !