ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Cerca de 8 em cada 10 proprietários de varejos de vizinhança acreditam que seu negócio irá melhorar neste ano
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 14/05/2024

Foto: Adobe Stock
A maior parte dos proprietários de supermercados de vizinhança estão otimistas com os rumos dos negócios em 2024. Para se ter uma ideia, 83% acreditam que o desempenho da empresa vai melhorar neste ano. Esse sentimento é ainda mais acentuado entre os jovens (30%) e empreendimentos localizados em regiões onde a maior parte da população é de baixa renda (27%).
Por outro lado, para 14%, a perspectiva é de que a situação piorou e vai piorar mais, enquanto 3% acreditam que melhorou e vai piorar. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Compra Agora , plataforma de B2B focada no varejo, em parceria com o Instituto Locomotiva . Ao todo, foram feitas 600 entrevistas entre os dias 13 e 22 de dezembro de 2023, com proprietários (78%) ou funcionários (22%) responsáveis pela gestão comercial varejo alimentar de vizinhança em todas as regiões do Brasil.
Para Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, essa pesquisa reflete a tendência de recuperação e crescimento sustentado.
Sobre 2023, 71% dos entrevistados avaliam que o negócio melhorou, enquanto 21% não notaram mudanças e 8% reportaram uma piora.
Ao cruzar os dados de percepção com os de expectativa, 67% dos entrevistados dizem que o negócio melhorou e vai melhorar: dentro desse grupo, 25% são especialmente otimistas, e acreditam que o negócio melhorou muito e vai melhorar muito.
Notícias relacionadas

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

Nova regra exige dados de validade nos ovos a partir de março
