Cerca de 3 a cada 10 consumidores visitam outra loja quando não encontram um produto
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/04/2024
![Ruptura](https://cdn.samaisvarejo.com.br/portal/image/1714072728389-ruptura.jpeg)
Foto: Divulgação
Ao passar pela frustração de não encontrar um item na loja, 37% dos consumidores optam por uma marca diferente, enquanto 33% vão a outro estabelecimento em busca do produto. Esse é um fator que demanda atenção, uma vez que o índice de ruptura apresentou um aumento de 14,10% entre outubro 22 e novembro 23.
No e-commerce esse índice é ainda mais elevado, com destaque para pereciveis como peixes (59,55%), carnes e aves (50,79%) e hortifrúti (48,61%).
Os dados pertencem ao relatório “ Tendências de bens de consumo ” realizado pela Neogrid , ecossistema de tecnologia e inteligência de dados, em parceria com a Opinion Box, empresa de tecnologia para pesquisa de mercado e experiência do cliente. O levantamento foi realizado com 2.212 pessoas acima dos 16 anos responsáveis pelas compras de casa em dezembro de 2023 pelo território nacional.
“Assegurar que o item esteja disponível na prateleira e que haja gerenciamento correto nos estoques são indicadores essenciais para a sincronização da cadeia. Caso ocorra a falta e excesso de estoque, tanto a indústria quanto o varejo acabam sofrendo prejuízo”, explica Robson Munhoz, diretor de Costumer Success da Neogrid.
Já em relação aos fatores que mais influenciam a compra, o preço (66%), promoções e descontos (60%) e a qualidade do produto (60%) são os que mais se destacam. No recorte social, entre as classes A e B o fator da qualidade aumenta e passa a representar 75%, enquanto para as classes C, D e E, esse percentual cai para 57%.
Notícias relacionadas
![Inflação e cesta básico em supermercado](https://cdn.samaisvarejo.com.br/portal/image/1721392888099-supermercado_inflacao_cesta_basica.jpeg)
Manaus e Curitiba são as capitais com maior alta da cesta básica
![Adobe Stock - Atacarejo](https://cdn.samaisvarejo.com.br/portal/image/1721225022312-adobe-stock-atacarejo.jpeg)
Atacarejos apresentam alta de 13% nas vendas em valor
![Adobe Stock](https://cdn.samaisvarejo.com.br/portal/image/1720623424836-adobe-stock.jpeg)
Vendas nos supermercados e hipermercados têm queda de 1,2% no 1º semestre
![Mulher checkout adobe stock](https://cdn.samaisvarejo.com.br/portal/image/1716484391137-mulher-checkout-adobe-stock.jpeg)
Varejistas que usam cashback conseguem obter um gasto por shopper 85% maior
Comentários
Envie seu comentário
![Logo Cinva](/cinva.png)
© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados