Avanço das redes associativas exige profissionalização e integraçãoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Três estratégias para elevar a categoria de higiene e beleza no varejo

11/08/2025

NEWSLETTER

Avanço das redes associativas exige profissionalização e integraçãoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Gestão PMEsFDC Pesquisa

Avanço das redes associativas exige profissionalização e integração

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 25/06/2025

Corredor de supermercado - adobe stock

Foto: Adobe Stock


O modelo de redes associativas e centrais de negócios, estruturado para unir pequenos e médios empresários e ampliar a competitividade, formou mais de 500 redes no Brasil nos últimos 25 anos, com presença em setores como supermercados, farmácias, materiais de construção, autopeças e móveis.


Embora reconhecido como alternativa para o fortalecimento de PMEs, o formato ainda enfrenta barreiras para se consolidar diante das transformações do mercado.


De acordo com levantamento da FDC (Fundação Dom Cabral), em parceria com a empresa de tecnologia Área Central, 73% dos especialistas e gestores entrevistados acreditam que essas redes devem crescer nos próximos anos. Outros 20% veem possibilidade de estagnação, e 6,7% projetam queda.


O estudo destaca entraves estruturais que ameaçam o desempenho do modelo, como fragilidades na gestão e na governança, baixa coesão entre os associados, barreiras jurídicas e fiscais, transformações no comportamento do consumidor, limitações financeiras e desafios tecnológicos.


Entre as ações prioritárias para o fortalecimento das redes estão a profissionalização da gestão, adoção de visão estratégica de longo prazo, entendimento profundo das demandas dos associados, melhoria na comunicação, investimento em inovação e desenvolvimento de uma cultura colaborativa.

“O predomínio da percepção de crescimento sinaliza que, se bem orientadas, as redes poderão se fortalecer como modelo de negócio e alternativa para PMEs em um mercado cada vez mais exigente”, afirma Douglas Wegner, professor da FDC responsável pelo estudo.

A tecnologia aparece como elemento central para o futuro dessas organizações. Além de automatizar processos e facilitar a análise de dados, também é vista como ferramenta essencial para a integração entre os associados e o alinhamento estratégico.


Para Wegner, investir em digitalização e sistemas de gestão deixou de ser diferencial competitivo e passou a ser pré-requisito para a permanência no mercado.


Apesar do crescimento observado, o engajamento dos associados continua sendo um desafio. Segundo o especialista, promover intercooperação e ganho de escala pode ampliar a oferta de serviços, gerar mais valor e permitir que as redes se posicionem melhor frente às exigências do mercado.


“O futuro das redes e centrais de negócios está nas mãos dos empresários que delas participam. Cabe a eles adotar o caminho da profissionalização, da inovação, da tecnologia e do crescimento”, conclui Aline Michelin, COO da Área Central.

COMPARTILHAR
TAGS:Gestão, PMEs,FDC, Pesquisa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Prezunic - CencosudResultados 2T25

Cencosud Brasil encerra 2º trimestre com queda de 15% na receita e retração nas vendas online

Adobe Stock - MorangoGestão e negócios

Quando o “Morango do Amor” vira estratégia: o que tendências virais ensinam ao varejo alimentar

Adobe Stock milho festa junina supermercadoConsumo

Preço definiu consumo na cesta junina e limitou desempenho de itens com reajuste elevado

Adobe Stock bebidas supermercadoComportamento do Consumidor

Geração Z e Baby Boomers lideram retração no consumo de bebidas alcoólicas fora do lar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados