Avanço das redes associativas exige profissionalização e integraçãoSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avanço das redes associativas exige profissionalização e integração

25/06/2025

NEWSLETTER

Avanço das redes associativas exige profissionalização e integraçãoSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Gestão PMEsFDC Pesquisa

Avanço das redes associativas exige profissionalização e integração

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 25/06/2025

Corredor de supermercado - adobe stock

Foto: Adobe Stock


O modelo de redes associativas e centrais de negócios, estruturado para unir pequenos e médios empresários e ampliar a competitividade, formou mais de 500 redes no Brasil nos últimos 25 anos, com presença em setores como supermercados, farmácias, materiais de construção, autopeças e móveis.


Embora reconhecido como alternativa para o fortalecimento de PMEs, o formato ainda enfrenta barreiras para se consolidar diante das transformações do mercado.


De acordo com levantamento da FDC (Fundação Dom Cabral), em parceria com a empresa de tecnologia Área Central, 73% dos especialistas e gestores entrevistados acreditam que essas redes devem crescer nos próximos anos. Outros 20% veem possibilidade de estagnação, e 6,7% projetam queda.


O estudo destaca entraves estruturais que ameaçam o desempenho do modelo, como fragilidades na gestão e na governança, baixa coesão entre os associados, barreiras jurídicas e fiscais, transformações no comportamento do consumidor, limitações financeiras e desafios tecnológicos.


Entre as ações prioritárias para o fortalecimento das redes estão a profissionalização da gestão, adoção de visão estratégica de longo prazo, entendimento profundo das demandas dos associados, melhoria na comunicação, investimento em inovação e desenvolvimento de uma cultura colaborativa.

“O predomínio da percepção de crescimento sinaliza que, se bem orientadas, as redes poderão se fortalecer como modelo de negócio e alternativa para PMEs em um mercado cada vez mais exigente”, afirma Douglas Wegner, professor da FDC responsável pelo estudo.

A tecnologia aparece como elemento central para o futuro dessas organizações. Além de automatizar processos e facilitar a análise de dados, também é vista como ferramenta essencial para a integração entre os associados e o alinhamento estratégico.


Para Wegner, investir em digitalização e sistemas de gestão deixou de ser diferencial competitivo e passou a ser pré-requisito para a permanência no mercado.


Apesar do crescimento observado, o engajamento dos associados continua sendo um desafio. Segundo o especialista, promover intercooperação e ganho de escala pode ampliar a oferta de serviços, gerar mais valor e permitir que as redes se posicionem melhor frente às exigências do mercado.


“O futuro das redes e centrais de negócios está nas mãos dos empresários que delas participam. Cabe a eles adotar o caminho da profissionalização, da inovação, da tecnologia e do crescimento”, conclui Aline Michelin, COO da Área Central.

COMPARTILHAR
TAGS:Gestão, PMEs,FDC, Pesquisa
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados avançam 3,6% e sustentam varejo durante Parada LGBTQIA+ em SPConsumo

Supermercados avançam 3,6% e sustentam varejo durante Parada LGBTQIA+ em SP

Trade Marketing em SupermercadoInsights

Do achismo à estratégia: o trade marketing precisa enxergar o shopper

Carrefour-PampulhaGestão e negócios

Grupo Carrefour celebra 50 anos com mais de 1.000 pontos de vendas no Brasil

Produtividade, estabilidade e bagagem profissional: profissionais acima de 50 anos ganham destaque no varejo alimentarGestão de Pessoas

Produtividade, estabilidade e bagagem profissional: profissionais acima de 50 anos ganham destaque no varejo alimentar

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados