12/07/2025
Câmeras acumulam e analisam dados
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 09/09/2019
A Gryfo surgiu como uma startup brasileira de Inteligência Artificial (IA) dedicada à area de segurança, mas passou a desenvolver soluções focadas no varejo, como Check-out Infinity Vision e Gryfo Varejo. Ambas as soluções funcionam com processamento via IA e uso de câmeras.
A Check-out Infinity Vision oferece leitura inteligente de imagens, capacidade média de leitura de 40 produtos por minuto, com sistema de autodiagnóstico gerido pelo software. O principal foco da solução é a prevenção de perdas por erros e fraudes, com redução de custos nos supermercados e outros varejos. Funciona como um scanner com sensores, só que mais preciso, pois, em vez de reconhecer os produtos pelos seus códigos de barras, leva em consideração cores, dimensões, formatos e padrões de suas embalagens. Com duas torres colocadas sobre a esteira do checkout, as câmeras são capazes de “ver” os itens por diversos ângulos, identificando-os individualmente e registrando-os com alto nível de acerto, de acordo com a empresa. Já o Gryfo Varejo é a solução capaz de agregar funcionalidades que contribuem tanto para a segurança dos estabelecimentos quanto para a tomada de decisões destinadas a alavancar as vendas. Compatível com a grande maioria das câmeras de segurança já existentes nos estabelecimentos, promete precisão de 99,8%.
De acordo com Victor Gomes, CEO da empresa, o objetivo da solução é fornecer informações para sanar os gargalos no atendimento. O sistema permite verificar em tempo real o fluxo de clientes, se há alguém sem atendimento (e suas reações), se há demora em filas e se algum funcionário está desatento às suas atribuições. Com a solução é possível mapear as zonas de calor da loja, a fim de identificar os setores mais e menos visitados. Dessa forma, o estabelecimento pode rever o layout e a modelagem das gôndolas, para garantir a circulação desejada. A empresa já implantou sua solução em instituições financeiras, transportadoras de valores, restaurantes de praça de alimentação, entre outros clientes. A implantação de qualquer um dos sistemas de monitoramento da Gryfo custa a partir de R$ 150 ao mês por câmera. O custo médio para um sistema de monitoramento com seis câmeras fica em torno de R$ 15 mil por ano.
Notícias relacionadas

Bandeira do Supernosso adota layout dinâmico para elevar vendas nas lojas físicas

Varejo aposta em inteligência artificial para mapear comportamento de consumidores

Grupo Pereira desenvolve ferramenta própria de IA generativa com base no ChatGPT
