BRF desenvolve inovação em categoria de R$ 2 bilhões
POR Tatiane Pamboukian
EM 31/05/2024
Foto: Divulgação
A Sadia completa 80 nos de história e celebra a data com inovação em seus empanados de frango, uma das ações que visam trazer crescimento para a marca.
A linha de petiscos empanados conta agora com os produtos Xtreme Empanacho, empanado de carne de frango com sabor queijo nacho, e Xtreme Chicken Bomb, empanado de frango recheado com queijo sabor cheddar.
A novidade foi desenvolvida após muitos testes até que fosse possível chegar no leve sabor picante, na textura e crocância duradoura e no formato diferenciado (triangular) com cores mais fortes. Os produtos chegam em julho nas lojas do varejo alimentar.
A partir de pesquisas de mercado e testes com consumidores, a marca chegou nessa nova fórmula que é uma das apostas de crescimento no mercado de empanados, que cresceu por três anos consecutivos em valor, atingindo R$ 2 bilhões.
A fim de mostrar como são criadas tais inovações, a BRF convidou a SA+ Ecossistema de Varejo e um grupo de jornalistas para visitar seu Centro de Inovação, construído há cerca de um ano no interior de São Paulo.
A Sadia possui uma área de Consumer Science, que estuda o perfil do consumidor para identificar suas preferências e constrói estratégias para atender suas necessidades.
Neste segmento, o consumidor espera crocância e mix de texturas no empanamento; quebra de rotina com formatos, cores, temperos, sabores e recheios; ocasiões de consumo focadas em petiscos, comemorações, refeições, marmitas; e proteínas alternativas e com foco em indulgências. Além disso, a marca é o principal fator de decisão para os consumidores.
Outros setores também participam desse processo, como: Inovação, P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), CMI (Consumer Market Insights) e outros. Um exemplo disso foi o desenvolvimento do Xtreme Empanacho, que durou dois anos e contou com uma série de profissionais e etapas, como a captação de tendência, ideação, briefing para fornecedores e co-criação com consumidores.