SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

E-commerce de alimentos e bebidas: Os novos desafios de uma tendência consolidada

30/04/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Google Black Friday Promoção Varejo

Black Friday só perde para Natal em vendas no varejo brasileiro

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 24/08/2018

Dentro de 13 semanas, o varejo se mobilizará para mais uma edição da Black Friday. A sexta-feira reservada a promoções movimentou R$ 2,1 bilhões somente em vendas online no ano passado, desempenho 10% superior ao registrado em 2016. Pesquisa encomendada pelo Google atesta que a data está cada vez mais consolidada entre os consumidores brasileiros, perdendo apenas para o Natal em importância para o varejo. Não por acaso, neste ano 99,5% dos entrevistados afirmaram conhecer a Black Friday. Em 2014 esse índice era de apenas 27%.

No dia 23 de novembro, a Black Friday 2018 abrirá a temporada de compras no período mais aquecido do ano para o comércio. "As marcas não devem enxergar a data como um evento que começa e termina, mas como o início de uma relação mais duradoura com o consumidor", afirma Patricia Muratori, head de vendas para o varejo do Google Brasil. A opinião se baseia em dados concretos: 78% das pessoas voltaram a comprar numa mesma loja após uma primeira experiência de compra na Black Friday.  

A pedido do Google, a Provokers ouviu 1.500 consumidores online com idade entre 18 e 54 anos, das classes A, B e C e em todas as regiões do Brasil. E os resultados podem ajudá-lo a se preparar para a data sazonal. Confira:

Compras pessoais

A pesquisa constatou que, ao contrário do Natal, quando o foco são os presentes, na Black Friday o cliente compra produtos para uso próprio. Tanto que, em 2017, somente 15% das pessoas que fizeram compras na Black Friday adquiriram itens para ser oferecido como presente de Natal.

Forte adesão

Nada menos do que 70% dos internautas brasileiros já fizeram compras em ao menos uma edição da Black Friday. Só no ano passado foram 3,8 milhões de pedidos processados, de acordo com dados da e-Bit. Dos 1.500 entrevistados neste ano, apenas 9% revelaram não ter intenção de comprar durante a Black Friday 2018.

Procura por itens de alto valor

O gasto médio no ano passado foi de R$ 1.178, um claro sinal de que o consumidor aproveita a data para comprar por preços especiais produtos de alto valor. 

O que vende mais?

Em 2017, a categoria de smartphones foi a mais popular na Black Friday,  seguida por TVs e eletroportáteis. No entanto, roupas, perfumes e tênis também cresceram em relevância. Na última Black Friday, o volume de buscas por produtos no Google subiu 57% em relação a outras sextas-feiras de novembro. Em categorias como eletroportáteis e eletrônicos, o crescimento chegou a 300%.

COMPARTILHAR
TAGS:Google, Black Friday, Promoção, Varejo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Pão de AçúcarVarejo Alimentar em Contexto

Crescimento das mesmas lojas supera o total em bandeiras de supermercados dos maiores varejistas do Brasil

Varejo Alimentar em ContextoPesquisa

Varejo Alimentar em Contexto comemora 1 ano com o lançamento da 5ª edição

Adobe Stock - laticínios - corredoresPesquisa

Supermercados e hipermercados são os únicos com evolução positiva em março

SA+ Ecossistema de Varejo - braços de negócioInstitucional

SA+ Ecossistema de Varejo completa dois anos e multiplica inovações

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados