Black Friday só perde para Natal em vendas no varejo brasileiro
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 24/08/2018
Dentro de 13 semanas, o varejo se mobilizará para mais uma edição da Black Friday. A sexta-feira reservada a promoções movimentou R$ 2,1 bilhões somente em vendas online no ano passado, desempenho 10% superior ao registrado em 2016. Pesquisa encomendada pelo Google atesta que a data está cada vez mais consolidada entre os consumidores brasileiros, perdendo apenas para o Natal em importância para o varejo. Não por acaso, neste ano 99,5% dos entrevistados afirmaram conhecer a Black Friday. Em 2014 esse índice era de apenas 27%.
No dia 23 de novembro, a Black Friday 2018 abrirá a temporada de compras no período mais aquecido do ano para o comércio. "As marcas não devem enxergar a data como um evento que começa e termina, mas como o início de uma relação mais duradoura com o consumidor", afirma Patricia Muratori, head de vendas para o varejo do Google Brasil. A opinião se baseia em dados concretos: 78% das pessoas voltaram a comprar numa mesma loja após uma primeira experiência de compra na Black Friday.
A pedido do Google, a Provokers ouviu 1.500 consumidores online com idade entre 18 e 54 anos, das classes A, B e C e em todas as regiões do Brasil. E os resultados podem ajudá-lo a se preparar para a data sazonal. Confira:
Compras pessoais
A pesquisa constatou que, ao contrário do Natal, quando o foco são os presentes, na Black Friday o cliente compra produtos para uso próprio. Tanto que, em 2017, somente 15% das pessoas que fizeram compras na Black Friday adquiriram itens para ser oferecido como presente de Natal.
Forte adesão
Nada menos do que 70% dos internautas brasileiros já fizeram compras em ao menos uma edição da Black Friday. Só no ano passado foram 3,8 milhões de pedidos processados, de acordo com dados da e-Bit. Dos 1.500 entrevistados neste ano, apenas 9% revelaram não ter intenção de comprar durante a Black Friday 2018.
Procura por itens de alto valor
O gasto médio no ano passado foi de R$ 1.178, um claro sinal de que o consumidor aproveita a data para comprar por preços especiais produtos de alto valor.
O que vende mais?
Em 2017, a categoria de smartphones foi a mais popular na Black Friday, seguida por TVs e eletroportáteis. No entanto, roupas, perfumes e tênis também cresceram em relevância. Na última Black Friday, o volume de buscas por produtos no Google subiu 57% em relação a outras sextas-feiras de novembro. Em categorias como eletroportáteis e eletrônicos, o crescimento chegou a 300%.