SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bebidas alcoólicas prontas para o consumo são apontadas como as que mais combinam com o Carnaval

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

atacarejo Nielsen Abad atacarejo Raiz Mercado Livre

Atacarejos investem em vendas pela internet

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 03/12/2021

Foto: istock

Com o crescimento das vendas pela internet, o setor atacadista segue o mercado varejista e começa a investir em vendas pela internet. Pesquisa da consultoria Nielsen feita a pedido da Associação Brasileira de Atacadista e Distribuidores (Abad), mostra que em setembro do ano passado, 48,4% não estavam no comércio online, 19,7% estavam em fase de construção do canal e 31,9% já usavam o e-commerce. Destes, só um terço estava em marketplaces.

[noticiasRelacionadas]

De olho neste mercado promissor, a Abad iniciou o markeplace AbasteceBem. A loja virtual é voltada para a venda à empresas. “A demanda de um marketplace veio dos próprios atacadistas”, explica Leonardo Severini, presidente da Abad. Por enquanto, sete atacadistas participam do marketplace, mas há 150 empresas interessadas.

De acordo com o consultor técnico do projeto da Abad, German Quiroga, a loja física não vai acabar, mas o baixo custo de acesso ao markeplace é um grande atrativo.  “É óbvio que a loja física continua super-relevante, mas o consumidor mudou. Temos de pensar numa forma mais inteligente e barata para atender os clientes”, afirma.

No marketplace da Abad, cada atacadista é responsável pelas suas entregas e há também a opção dos clientes retirar as mercadorias nas lojas. O objetivo é ter em três anos o marketplace consolidado, prevê o presidente da associação.

Mudança está no começo

Em agosto, o Atacarejo Raiz anunciou sua entrada no Mercado Livre. A empresa pertence ao grupo Lopes, de Guarulhos (SP), que tem 29 lojas de supermercados e três atacarejos. A companhia acredita que com a nova parceria possa chegar a 70 milhões de clientes ativos do gigante da internet. “É uma plataforma de vendas muito forte, com um potencial de negócio fantástico”, afirma José Osvaldo Leivas, diretor-presidente do Lopes Supermercados.

No caso do Raiz, os estoques ficam nos centros de distribuição do Mercado Livre pelo Brasil, que garantem a entrega em até dois dias. “Se o cliente compra da indústria ou de outro distribuidor, demora de cinco a seis dias para receber o produto”, explica Leivas. Uma parte do custo do frete é subsidiada pelo atacarejo e a outra, pelo consumidor.

O Raiz já negocia a entrada do atacarejo em um segundo marketplace e planeja ter o próprio site no ano que vem, além de manter a presença nas plataformas de entrega rápida. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                        LinkedIn                                                                                                       ,                                                                                                       Instagram                                                                                                       e                                                                                                       Facebook   

COMPARTILHAR
TAGS:atacarejo, Nielsen, Abad, atacarejo Raiz, Mercado Livre
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock - RTD e Cervejas especiaisPesquisa

Bebidas alcoólicas prontas para o consumo são apontadas como as que mais combinam com o Carnaval

Pão de Açúcar - GPA _ fachadaResultados

4T24: Pão de Açúcar e Extra Mercado apresentam o maior avanço nas vendas em mesmas lojas desde 2022

Adobe Stock  - CervejasMarketplace

Busca por itens de supermercado no Mercado Livre cresce 34%

Consumo de ovo classe D e EClasses D e E

O crescimento do consumo das classes D e E nos supermercados

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados