20/02/2025
Atacarejo lidera vendas em agosto
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 29/09/2021
Foto: istock
A alta dos preços dos produtos nos supermercados tem levado o consumidor a comprar mais no atacado. Segundo o Radar Scanntech de agosto, o canal atacarejo regional foi o que mais cresceu em São Paulo, Sul e Norte do país, com avanço de 9% ante o mesmo período do ano passado, 2,9 pontos porcentuais a mais que a média do total dos autosserviços alimentares, que cresceram 6,1% no período. Já nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro Oeste, os supermercados cresceram mais que os atacarejos regionais.
[noticiasRelacionadas]
O Radar Scanntech mostra que 76% do crescimento em valor, no ano, vem dos itens de mercearia básica e perecíveis. Todas as cestas de produto cresceram em valor, exceto perfumaria, bebidas e bazar. No entanto, em vendas em unidades apenas pet e tabaco cresceram. Esse descompasso entre o valor das vendas e as unidades vendidas é reflexo da alta de preços para os consumidores, que estão com poder de compra reduzido.
"No caso das bebidas, vale ressaltar que com a liberação dos estabelecimentos nos últimos meses, o consumidor passa a ter a opção de sair de casa para consumir, isso pode explicar a queda nas vendas no varejo", destaca Tiago Vavassori, Gerente da Scanntech responsável pelo Radar.
Segundo o Radar Scanntech, com exceção de maio, agosto é o mês que apresenta menor crescimento comparado ao mesmo período do ano anterior. "A desaceleração está sendo puxada por todos os canais e vale ressaltar que isso se passa após um forte julho", explica o executivo ressaltando que esse é um ponto que merece atenção do mercado.
O desempenho de agosto é resultado da desaceleração do ticket médio, que era um dos drivers de crescimento dos outros meses, mas, mesmo assim, o mês segue em tendência estável, segundo a análise especializada, que apresenta dados úteis para análise de mercado e elaboração de estratégias gerenciais para resultados em vendas.
A pesquisa, resulta da análise de um painel com mais de 21 mil pontos de vendas em todo o país, com foco em supermercados nacionais e regionais e atacarejos regionais, que representam 77% e 35% do faturamento de 2020 destes canais, respectivamente. O Radar Scanntech engloba 314 categorias de produtos analisadas, divididas em 10 cestas: bazar, bebidas, limpeza, mercearia, outros, perecíveis, perfumaria, pet, tabaco e têxtil. São processados mais de 700 milhões de tickets ao mês.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas

Galeria de lojas e ampliação de serviços são a aposta da vez para os atacarejos

TriMais Superatacado investe R$ 40 milhões e amplia sua presença em São Paulo

Grupo Pereira fecha parceria com loja de utilidades e amplia portfólio de bazar em atacarejo
