Asun cresce acima do mercado e multiplica faturamento, usando mais inteligência

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Rede gaúcha focou em decisões orientadas por soluções como a da Scanntech, virando o jogo para crescer mais que o mercado

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Foto: Divulgação


A varejista gaúcha Asun vem acumulando crescimentos expressivos com diversos fornecedores. Dois exemplos são a Unilever e a Mili. Com a primeira, a alta do início deste ano até agora foi de 43,83% em volume e de 51% em faturamento, enquanto com a segunda o crescimento alcançou 294% e 327%, respectivamente. Por trás desses avanços está um maior uso de inteligência a partir de soluções, como a da Scanntech

A plataforma da Scanntech é considerada como um BI (Business Intelligence) do varejista, e tem sido mais utilizada pelo Asun desde a criação da área de planejamento e inteligência de mercado no ano passado. Comandado por Lucas Ortiz, o departamento analisa as informações que servem de base para as negociações da empresa. 

Os ganhos são inúmeros, como a maior competitividade de preços, resultando em margens melhores e conquista de novos consumidores. Foram resultados como esses que reverteram o cenário. O varejista que estava com performance 5 pontos percentuais abaixo do mercado, virou o jogo, quando alcançou a taxa de 20,4% enquanto o restante do mercado avançou 14,7% nos meses de Julho a Setembro.

O avanço em insights assertivos embasados em informações confiáveis de mercado foi crucial para que a Mili apostasse na rede. Juntas, as empresas traçaram um plano de negócios que desenvolveu segmentos importantes do portfólio do fornecedor e que só foi possível graças à fácil identificação de oportunidades na plataforma da Scanntech. A junção de interesses com foco no consumidor via inteligência de mercado, explica os altos índices de crescimento da fabricante dentro da varejista. Já as taxas registradas na parceria com a Unilever se explicam por uma maior inteligência na negociação, focando, por exemplo, nos itens de maior relevância para os clientes. 

“O fato de a inteligência gerada pela Scanntech ser acionável, que tanto nós quanto nossos parceiros podemos ter acesso, torna as conversas muito transparentes”, ressalta Lucas. Para se ter uma ideia, a solução permite entregar um melhor sortimento da rede, atendendo às preferências do shopper na região de atuação e obter os preços em vários níveis (mínimo, médio e máximo, além do mais praticado pelo mercado) – apenas para citar algumas possibilidades.

Trabalhar com maior inteligência no negócio também é importante para manter o ciclo de crescimento. Com a ajuda dos insights gerados pela solução da Scanntech, temos conseguido aumentar o giro de muitas categorias importantes para o nosso público”, comenta o gerente de planejamento e inteligência de mercado da varejista.

O Asun conta atualmente com 31 supermercados e 6 atacarejos no Rio Grande do Sul. Recentemente a companhia adquiriu 4 unidades do Carrefour, o que vai levar a rede gaúcha a somar 32 supermercados e 9 filiais de cash & carry. Já a Scanntech detém uma plataforma de inteligência com informação de mais de 30 mil PDVs que permite acessar insights de forma granular e ágil. A partir disso, é possível identificar oportunidades para o varejo, a indústria e os distribuidores. Atualmente, 8 em cada 10 dos principais varejistas utilizam suas soluções, além de mais de 110 dos maiores fabricantes.

 

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