SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omnicanalidade na prática: Como ganhar eficiência e aprimorar a experiência do cliente

31/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Dados Inteligência de mercado Inteligência comercial Scanntech Asun

Asun cresce acima do mercado e multiplica faturamento, usando mais inteligência

POR SA+ Branded Content

Conteúdo Patrocinado por Scanntech

EM 28/11/2022

PRODUZIDO POR SA CONTENT

Foto: Divulgação


A varejista gaúcha Asun vem acumulando crescimentos expressivos com diversos fornecedores. Dois exemplos são a Unilever e a Mili. Com a primeira, a alta do início deste ano até agora foi de 43,83% em volume e de 51% em faturamento, enquanto com a segunda o crescimento alcançou 294% e 327%, respectivamente. Por trás desses avanços está um maior uso de inteligência a partir de soluções, como a da Scanntech

A plataforma da Scanntech é considerada como um BI (Business Intelligence) do varejista, e tem sido mais utilizada pelo Asun desde a criação da área de planejamento e inteligência de mercado no ano passado. Comandado por Lucas Ortiz, o departamento analisa as informações que servem de base para as negociações da empresa. 

Os ganhos são inúmeros, como a maior competitividade de preços, resultando em margens melhores e conquista de novos consumidores. Foram resultados como esses que reverteram o cenário. O varejista que estava com performance 5 pontos percentuais abaixo do mercado, virou o jogo, quando alcançou a taxa de 20,4% enquanto o restante do mercado avançou 14,7% nos meses de Julho a Setembro.

O avanço em insights assertivos embasados em informações confiáveis de mercado foi crucial para que a Mili apostasse na rede. Juntas, as empresas traçaram um plano de negócios que desenvolveu segmentos importantes do portfólio do fornecedor e que só foi possível graças à fácil identificação de oportunidades na plataforma da Scanntech. A junção de interesses com foco no consumidor via inteligência de mercado, explica os altos índices de crescimento da fabricante dentro da varejista. Já as taxas registradas na parceria com a Unilever se explicam por uma maior inteligência na negociação, focando, por exemplo, nos itens de maior relevância para os clientes. 

“O fato de a inteligência gerada pela Scanntech ser acionável, que tanto nós quanto nossos parceiros podemos ter acesso, torna as conversas muito transparentes”, ressalta Lucas. Para se ter uma ideia, a solução permite entregar um melhor sortimento da rede, atendendo às preferências do shopper na região de atuação e obter os preços em vários níveis (mínimo, médio e máximo, além do mais praticado pelo mercado) – apenas para citar algumas possibilidades.

Trabalhar com maior inteligência no negócio também é importante para manter o ciclo de crescimento. Com a ajuda dos insights gerados pela solução da Scanntech, temos conseguido aumentar o giro de muitas categorias importantes para o nosso público”, comenta o gerente de planejamento e inteligência de mercado da varejista.

O Asun conta atualmente com 31 supermercados e 6 atacarejos no Rio Grande do Sul. Recentemente a companhia adquiriu 4 unidades do Carrefour, o que vai levar a rede gaúcha a somar 32 supermercados e 9 filiais de cash & carry. Já a Scanntech detém uma plataforma de inteligência com informação de mais de 30 mil PDVs que permite acessar insights de forma granular e ágil. A partir disso, é possível identificar oportunidades para o varejo, a indústria e os distribuidores. Atualmente, 8 em cada 10 dos principais varejistas utilizam suas soluções, além de mais de 110 dos maiores fabricantes.

 

LEIA TAMBÉM:

Rede fortalece negociações através do uso de dados, melhora margem e cresce acima do mercado

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Dados, Inteligência de mercado, Inteligência comercial, Scanntech, Asun
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Grupo Carone aposta em novo formato de loja no Espírito SantoInauguração

Grupo Carone aposta em novo formato de loja no Espírito Santo

IA no varejo alimentarInteligência Artificial

Uso de IA gera oportunidades para o varejo alimentar

Apostas bets adobe stockConsumo

Apostas comprometem orçamento familiar e tiram vendas dos supermercados

Caixa de supermercado adobe stockPesquisas

Pesquisa aponta cargos com maior escassez de profissionais nos supermercados

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados