30/05/2025
Aplicativo agiliza tarefas de equipes do Walmart
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 16/08/2021
Até o fim do ano, a rede Walmart vai fornecer smartphones Samsung Galaxy XCover para 740 mil funcionários de suas lojas nos Estados Unidos, quase metade de toda a equipe.
Os dispositivos contarão com um novo aplicativo para facilitar e agilizar ainda mais as tarefas diárias. Batizado de Me@, o software traz novos recursos em relação ao anterior, como aprendizado de máquina, realidade aumentada, visão de câmera e inteligência artificial. A ferramenta será usada para solucionar problemas operacionais complexos, alavancar ainda mais a produtividade de reposição e garantir maior eficiência na seleção e no empacotamento de produtos para o e-commerce, entre outras atividades.
O dispositivo será liberado para uso pessoal fora da empresa, respeitando-se a privacidade. “Não vamos usar os dados pessoais do funcionário”, afirma Holler.
O uso será em atividades como:
- Conectar instantaneamente os funcionários entre si pelo sistema Push-to-Talk. A ideia é dar velocidade à equipe para reagir melhor às necessidades do cliente
- Ativar por voz um assistente pessoal para localizar rapidamente mercadorias ou mesmo pesquisar métricas que impulsionem o próprio trabalho
- Checar os turnos com até duas semanas de antecedência, verificar as próximas folgas pagas e solicitar alterações em seus horários, se necessário
- Acionar o relógio de ponto com o toque de um botão
Fotos: Divulgação
O aplicativo acelera o tempo entre pegar um item no depósito e levá-lo para a área de vendas. Em vez de escanear cada caixa, o funcionário apenas segura seu dispositivo e, graças à realidade aumentada, identifica as caixas que podem ser usadas.
“É crítico equipar o pessoal com recursos atualizados para focar as tarefas nos aspectos que mais precisamos”, diz Drew Holler, vice-presidente sênior da Walmart US People Operations.
Notícias relacionadas

Inovação, eficiência e sustentabilidade moldam o varejo alimentar em Portugal

Inovação foi responsável por mais da metade do aporte bilionário da indústria de alimentos em 2024

Como liderar o varejo com marca própria e estratégias personalizadas para o público-alvo
