SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bebidas alcoólicas prontas para o consumo são apontadas como as que mais combinam com o Carnaval

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Consumo Comportamento do Shopper Horus

Análise de tíquetes de compra mostra novas mudanças no comportamento de consumo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 22/02/2021

Foto: iStock

A empresa de inteligência de mercado Horus analisou o comportamento de compra durante os últimos seis meses para entender o impacto atual da pandemia e da situação econômica no desempenho de algumas categorias no varejo. E uma das conclusões é de que o fim do auxílio emergencial fez com que o brasileiro voltasse a priorizar a compra de itens essenciais.

[noticiasRelacionadas]

No primeiro mês deste ano, a presença de alimentos na cesta de compras foi a maior do período analisado, que se inicia em julho de 2020. Por outro lado a incidência de bebidas alcoólicas no carrinho caiu ao menor patamar em seis meses. Em ambas, houve queda real no tíquete médio: o valor gasto em bebidas alcoólicas caiu 11% entre julho/20 e janeiro/21, enquanto a média desembolsada com a compra de alimentos despencou 20% no mesmo período. Essa constatação de que há mais alimentos sendo comprados, no entanto o valor gasto é menor, mostra claramente uma movimentação do shopper em busca de itens mais básicos.

Outra conclusão interessante da análise é que houve queda na média de itens de higiene e limpeza adquiridos a partir de agosto de 2020, no entanto a quantidade voltou a subir com o aumento de casos Covid-19 a partir de novembro/20, retornando ao patamar de julho/20.

As informações são obtidas pela Horus a partir dos dados de notas fiscais coletadas pelo aplicativo colaborativo PINNGO de comparação de preços. As métricas envolvem observação da presença de cada categoria nos cupons de compras, do tíquete médio de cada visita ao PDV, da quantidade de produtos adquiridos por compra e do valor médio pago por unidade.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                    LinkedIn                   ,                   Instagram                   e                   Facebook                   !

 

COMPARTILHAR
TAGS:Consumo, Comportamento do Shopper, Horus
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Consumidor em frente gôndola de refrigerados em supermercadoExperiência do Cliente

Pesquisa aponta: estamos na era de como você vende e não de o que você vende

Consumo de ovo classe D e EClasses D e E

O crescimento do consumo das classes D e E nos supermercados

Natural da TerraVarejo Alimentar

Hortifruti Natural da Terra cresce 112% na venda de sorvetes

Adobe StockGeração Z

Veja como as estratégias de trade marketing são impactadas pela Geração Z

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados