20/02/2025
Americanas compra Hortifruti e impõe novos desafios ao setor supermercadista
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 12/08/2021
Foto: Divulgação
A rede Hortifruti Natural da Terra agora pertence à Americanas, num movimento semelhante ao que fez a Amazon ao adquirir a varejista de produtos naturais Whole Foods, em 2017 nos EUA. O negócio, que foi de R$ 2,1 bilhões, acirra a concorrência tanto no on quanto no off line e impõe novos desafios ao setor supermercadista.
“Quem imaginaria que um negócio como esse aconteceria”, disse José Sarrassini, diretor comercial de logística do Savegnago Supermercados (SP), durante webinar realizado ontem (11/08) por SA Varejo (assista aqui). “Nesse ponto é preciso que as nossas pessoas estejam cada dia mais preparadas. Cada dia mais com conhecimento dos canais e de todas as ferramentas possíveis de serem usadas, entre outros”, afirmou.
Também no mesmo webinar, Luis Gennari , CEO da Vigor, comentou: “É um movimento semelhante ao da Amazon com o Whole. E nós vamos ter de nos adaptar, tanto indústria quanto varejo, porque nasce aí um novo canal, com certeza.”
Para os analistas da Ativa Investimentos, esse movimento reforça a presença da Americanas no segmento de mercados, uma vez que o Hortifruti já atua através do Americanas Mercado.
“Acreditamos que a expansão do modelo de dark store pode trazer grandes sinergias para o Americanas Mercado. Além disso, devemos ter uma melhora da experiência de entrega dos canais digitais da companhia, por conta da plataforma LET’s - inteligência de logística da Americanas”, avaliam os profissionais em relatório.
O Hortifruti Natural da Terra alcançou faturamento bruto de R$ 2 bilhões em 12 meses finalizados em 30 de junho deste ano. A margem Ebitda foi de 12% no período. A empresa conta com 73 lojas físicas nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. O negócio ainda precisa ser analisado pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
“Estou convicto que a Americanas S.A. ajudará a Hortifruti Natural da Terra a acelerar seu crescimento, expandindo nossa presença nacionalmente e alavancando recursos, tecnologias e conhecimentos. Continuaremos na nossa trajetória de satisfazer consumidores que demandam cada vez mais qualidade, eficiência, sustentabilidade e respeito com nossos parceiros produtores”, disse Thiago Picolo, CEO da Hortifruti Natural da Terra, em comunicado da empresa.
Também em nota, o CEO da Americanas, Miguel Gutierrez, afirmou que a aquisição é um movimento estratégico da companhia para ser ainda mais relevante no dia a dia dos clientes. “Essa iniciativa está em linha com o nosso propósito de somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas e nos permite participar de diferentes momentos na jornada de consumo, aumentando a base de clientes ativos, a frequência de compras e expandindo o nosso alcance."
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas

Hortifruti Natural da Terra cresce 112% na venda de sorvetes

Oba Hortifruti reorganiza quadro de diretores

Hortifruti Natural da Terra foca na sustentabilidade, omnicanalidade e inovação tecnológica para 2025
