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19/02/2025
Abipla revisa para baixo expectativa de crescimento nas vendas de itens de limpeza
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 19/10/2021
Foto: istock
A Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), revisou a expectativa de crescimento do setor para este ano de alta de 3% a 3,5%, para 2%. A revisão para baixo reflete a pressão de preços em matérias-primas e os aumentos sucessivos nos custos de energia elétrica e combustíveis.
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“Ainda é um bom resultado, visto que encerramos 2020 estáveis em relação a 2019, enquanto o PIB nacional caiu 4,1% e a produção industrial brasileira teve baixa de 4,9% no ano passado”, afirma Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA.
De acordo com o executivo, o principal desafio do setor este ano é a alta nos custos de insumos, embalagens, combustíveis e energia. “Nossos produtos são muito sensíveis a preços e, por isso, os fabricantes têm sacrificado margens para se manter competitivos e não repassar, na integralidade, os aumentos nos custos de produção. Tanto que, se observarmos o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), vemos que a cesta de produtos de limpeza teve alta de 3,19%, no acumulado até agosto. Já o IPCA geral aponta alta de 5,54%. Também na comparação com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), enquanto a inflação geral foi de 5,79%, os percentuais da cesta de produtos de limpeza foram de 3,24%. Ou seja, a inflação de produtos de limpeza é, consideravelmente, menor do que a dos índices gerais de inflação”, avalia.
Apesar da queda na projeção de crescimento para este ano, muitas empresas têm investido em novas unidades e no lançamento de produtos. “Houve inauguração de algumas fábricas de médio e grande portes neste ano, o que é uma notícia muito boa para a economia brasileira, já que a indústria de limpeza é bastante dinâmica, tecnológica e geradora de empregos. Nosso setor tem atravessado a pandemia com estabilidade em empregos, inaugurando novas plantas e investindo em novos produtos”, afirma Engler.
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