15/07/2025
A inteligência artificial está por trás das decisões que tornam melhor a experiência do cliente
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 23/02/2024
Foto: Freepik
Se a empresa consegue atender o que o cliente deseja e precisa, é, sem dúvida, um ponto positivo. Contudo, se isso não acontece, é preciso olhar para o conjunto de dados que ajudam a entender o consumidor. É neles que o Walmart encontra a resposta para chegar à melhor tecnologia, aquela capaz de ajudar a resolver problemas do cliente.
Anshu VP e COO global da rede, alertou, durante sua apresentação na NRF 2024, para o risco de se gerar uma frustração no cliente ao obter seus dados, mas não promover nenhum benefício que ele considere importante. “O consumidor espera que você torne a experiência dele mais fácil”, disse. A executiva reforçou que o Walmart está sempre de olho nos avanços tecnológicos, mas que eles , precisam fazer sentido. “Não podemos achar que surgiu algo novo e brilhante e só por isso vamos colocar no negócio”, ressaltou.
“Começamos sempre com as necessidades dos clientes, o que pode ser um problema ou um prazer”
Anshu, VP e COO global do Walmart
A VP e COO global do Walmart lembrou que a tecnologia também facilita a vida dos colaboradores. Hoje, quando um cliente pergunta sobre um produto, o funcionário pode ver, por meio de um aplicativo no celular, se existe o item em estoque, em qual loja, a quantidade, entre outras informações. No passado, esse colaborador precisaria ir a um computador ou até ao estoque e ligar para outras lojas para saber a disponibilidade do produto.
Para o cliente, o uso de inteligência artificial vem permitindo oferecer soluções cada vez mais completas para as mais diferentes ocasiões, incluindo produtos que o consumidor muitas vezes não conhece ou não enxerga como parte da solução para aquele momento.
Porém vale ressaltar que a inteligência artificial, assim como outras tecnologias, só faz sentido se as soluções adotadas estiverem alinhadas à proposta de valor do varejo e se o objetivo for ampliar, melhorar e estreitar o relacionamento com o consumidor.
Matéria originalmente publicada na edição de fevereiro da SA+ Ecossistema de Varejo
Notícias relacionadas

Estudo aponta baixa maturidade no uso de IA para desenvolvimento de talentos

Varejo aposta em inteligência artificial para mapear comportamento de consumidores

Grupo Pereira desenvolve ferramenta própria de IA generativa com base no ChatGPT
