SA Mais Trade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fechamento de capital do Carrefour Brasil será concluído nesta sexta-feira

28/05/2025

NEWSLETTER

SA Mais Trade


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Inteligência ArtificialPersonalizaçãoVarejo alimentarE-commerce

Uso de IA gera oportunidades para o varejo alimentar

POR Melissa Lulio

EM 26/05/2025

IA no varejo alimentar

A Inteligência Artificial Generativa ficará marcada na história, muito provavelmente, como uma das inovações mais revolucionárias dos nossos tempos. O lançamento do ChatGPT, há menos de três anos, provocou empresas e profissionais a saírem da zona de conforto: de repente, conhecer a IA Generativa e adaptar-se a ela era a única opção disponível.


Embora recursos de IA já fossem utilizados nos mais variados setores da economia, o fato é que a chegada da IA Generativa ampliou horizontes – ainda não é possível nem mesmo definir o quanto essa tecnologia permite realizar. Nesse cenário, para manter ou garantir vantagem competitiva, tornou-se essencial ampliar os investimentos na área. Esse movimento foi percebido no varejo, inclusive.


O uso de Inteligência Artificial na personalização de experiências, na gestão de supply chain e no engajamento do consumidor já é uma realidade no varejo. Ao mesmo tempo, a adoção da tecnologia com o intuito de ganhar eficiência e, por exemplo, reduzir o esforço aplicado em algumas tarefas humanas está em ascensão. Essa é a percepção do Mastercard Economics Institute.

Banner Trade Connection 2025

O destaque, entretanto, está no comportamento do consumidor: eles já aproveitam a IA para descobrir, avaliar e adquirir produtos e, é claro, passam a ter cada vez mais expectativas em relação às experiências que vivem ao adotar essa tecnologia.


IA no varejo alimentar


A partir de uma análise de dados agregados e anonimizados de transações da Mastercard, pode-se identificar duas tendências que correlacionam o consumo em supermercados e a adoção de IA pelas empresas.


1. A crescente popularidade das compras de supermercado online


Embora as oportunidades de uso da Inteligência Artificial ultrapassem as fronteiras digitais, é fato que, no ambiente online, os benefícios podem ser percebidos com mais facilidade. Por isso, o aumento do consumo em supermercados online representa uma oportunidade: a partir da criação de experiências aprimoradas por IA, essa tendência pode se consolidar e a penetração dos e-commerces de varejo alimentar pode crescer.


Apesar de a análise do Mastercard Economics Institute ter dados dos EUA como base, é válido que o varejo brasileiro tenha a análise como inspiração. Afinal, de acordo com dados da NielsenIQ, 60% dos brasileiros compram alimentos online. Embora esse movimento tenha ganhado tração durante a pandemia de COVID-19, pode-se dizer, atualmente, que esse já é um comportamento consolidado.


2. IA impulsiona fidelidade e compra recorrente


Players do varejo alimentar que adotam IA tiveram um crescimento maior do que supermercados online tradicionais, de acordo com a Mastercard. Essa tendência também ganhou destaque durante a pandemia, mas se consolidou devido às possibilidades de personalização geradas pela IA.


O varejo alimentar nacional pode se inspirar também nessa tendência. Como mostra o estudo CX Trends 2024, realizado pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, 65% dos consumidores levam a personalização da experiência em consideração ao decidir por uma compra. Além disso, 77% dos entrevistados afirmaram terem feito compras online, em sites de lojas ou por plataformas sociais no último ano.

COMPARTILHAR
TAGS:Inteligência Artificial,Personalização,Varejo alimentar,E-commerce
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock tecnologia supermercado gôndolaTecnologia

Inovação foi responsável por mais da metade do aporte bilionário da indústria de alimentos em 2024

Missão Lisboa 2025Varejo Internacional

Como liderar o varejo com marca própria e estratégias personalizadas para o público-alvo

Dia Supermercados DivulgaçãoVarejo

Dia Supermercado volta ao iFood com foco em expansão do delivery na capital paulista

Corredor de supermercado adobe stockVarejo Físico

Região do Estado de SP ganha quase 500 novas lojas

Melissa Lulio

Conteúdo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

SA Mais TradeCONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
LinkedIn SA Trade
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados