ÚLTIMAS NOTÍCIAS
27/12/2025
Zero filas, equipe atenciosa e troca descomplicada impulsionam a fidelização
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 23/06/2025
Pão de Açúcar. Foto: Divulgação
O consumidor atual é multicanal, busca por experiências personalizadas e valoriza as lojas físicas. Tanto é que 85% preferem comprar seus itens por esse canal. Mas, para conquistar a fidelização nesse espaço, é essencial investir em treinamento de equipes e tecnologia. O preço e até pode ser um atrativo, mas é a boa experiência que realmente faz o cliente querer voltar à sua loja.
Os dados pertencem a pesquisa “Preço vs Experiência – O que realmente fideliza no varejo” da Varejo 180, em parceria com a AGP, e demonstram também que um ambiente descontraído, trocas descomplicadas, nada de filas e entregas rápidas são os mais apontados quando a pergunta é o que poderia melhorar a experiência de compra.
Dentre as marcas que se destacam positivamente, o Pão de Açúcar, bandeira do GPA, foi o único varejo alimentar apontado pelos respondentes. Outras empresas como oBoticário, Renner, Lojas Mel, Casas Bahia, Amazon e Mercado Livre também aparecem na lista.
E no canal digital…
A internet é uma ferramenta central na busca por informações prévias sobre os itens. E quando o assunto são as compras online, mais da metade dos consumidores (53%) afirmam não confiar na seleção que os supermercados farão.
Esse inclusive é um dos principais impeditivos para a realização das compras por meio desse canal no varejo alimentar. Outros fatores como “comprar e levar para casa na hora” e “preciso sentir/tocar/provar” também aparecem na lista de motivos para não realizar compras online. Já o bom preço, agilidade e possibilidade de trocar na loja física aparecem como impulsionadores das compras pelo canal.
Notícias relacionadas
ConsumoVarejo deve crescer quase 4% em 2026 e será guiado por eficiência, confiança e integração operacional
Decisões de CompraPróximo ano será marcado por consumo mais seletivo e foco no bem-estar
EvoluçãoConfira os Top 10 fatores que marcaram o varejo alimentar em 2025
Consumo







