12/03/2025
Venda de alimentos no varejo alimentar do Norte e Nordeste supera a média nacional
POR Barbara Fernandes
EM 28/02/2025

Foto: Adobe Stock
Em janeiro deste ano, o varejo alimentar apresentou crescimento em quase todos os índices dentre as categorias de alimentos, em relação ao mesmo período de 2024. As vendas em valor subiram 3,6%, enquanto o volume subiu 1,9%. Já o preço médio avançou 1,7% e o tíquete médio por PDV cresceu 2,6%.
Os dados pertencem a um levantamento da Mtrix e também trazem informações segmentadas por região. O Norte foi o único que apresentou somente resultados positivos. Por outro lado, o Sudeste apresentou queda em três índices (vendas em valor e volume e tíquete médio).
O Norte também registrou o maior avanço em vendas em valor, com 12,1%. Logo em seguida vieram o Nordeste com 8,4% e o Centro-Oeste com 4% – todos acima do avanço do varejo nacional. Em movimento contrário, o Sudeste foi a única região que apresentou queda nesse índice, com -1,2%.
Já em relação às vendas em volume quem se destacou foi o Nordeste com aumento de 9,3%, seguido pelo Norte com um crescimento de 7,3%. As demais regiões apresentaram uma redução no comparativo com o ano passado, sendo que a maior queda foi no Centro-Oeste com - 3%.
O tíquete médio também foi liderado pelo Nordeste com aumento de 8,6%, seguido pelo Norte com 6,8% e o Centro-Oeste com 4,9%. Nesse índice o Sudeste também apresentou a maior redução com -2,6%, e logo após o Sul com -0,2%.
Varejo alimentar apresenta queda de 8% nas vendas em volume de itens personal care e home care
A pesquisa também abordou dados das categorias de personal care e home care dentro do varejo alimentar, e demonstrou uma queda de 7,1% nas vendas em valor, e de 8% em volume. Além disso, o tíquete médio caiu 4,5%. Somente o preço médio apresentou avanço com + 0,9%.
O Centro-Oeste apresentou as reduções mais expressivas em vendas tanto em valor como em volume com -24,4% e -23,3%, respectivamente. Por outro lado, o Norte teve as quedas menos significativas com -0,3% e -3,9%.
Já em relação ao tíquete, o Centro-Oeste também se destacou com uma queda de 19%, enquanto o Nordeste foi o único que apresentou uma evolução positiva no índice com 0,4%
Notícias relacionadas

Inflação faz com que alimentos e bebidas entrem na lista de itens mais buscados durante a Semana do Consumidor

Varejo alimentar registra aumento de 3,3% no faturamento em fevereiro

Pesquisa revela fatores que influenciam o consumo de alimentos

Varejo alimentar mineiro investe cerca de R$ 1,2 bi em novas lojas ao longo de 2024
Barbara Fernandes
Repórter