Venda de alimentos no varejo alimentar do Norte e Nordeste supera a média nacionalSA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Buscas pelo Dia do Consumidor comprovam a crescente relevância da data

12/03/2025

NEWSLETTER

Venda de alimentos no varejo alimentar do Norte e Nordeste supera a média nacionalSA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

PesquisaMtrix

Venda de alimentos no varejo alimentar do Norte e Nordeste supera a média nacional

POR Barbara Fernandes

EM 28/02/2025

Lançamentos movimentam R$ 36 bilhões e seriam a 3ª maior empresa do varejo alimentar - Adobe Stock

Foto: Adobe Stock

 

Em janeiro deste ano, o varejo alimentar apresentou crescimento em quase todos os índices dentre as categorias de alimentos, em relação ao mesmo período de 2024. As vendas em valor subiram 3,6%, enquanto o volume subiu 1,9%. Já o preço médio avançou 1,7% e o tíquete médio por PDV cresceu 2,6%

 

Os dados pertencem a um levantamento da Mtrix e também trazem informações segmentadas por região. O Norte foi o único que apresentou somente resultados positivos. Por outro lado, o Sudeste apresentou queda em três índices (vendas em valor e volume e tíquete médio).

 

O Norte também registrou o maior avanço em vendas em valor, com 12,1%. Logo em seguida vieram o Nordeste com 8,4% e o Centro-Oeste com 4% – todos acima do avanço do varejo nacional. Em movimento contrário, o Sudeste foi a única região que apresentou queda nesse índice, com -1,2%

 

Já em relação às vendas em volume quem se destacou foi o Nordeste com aumento de 9,3%, seguido pelo Norte com um crescimento de 7,3%. As demais regiões apresentaram uma redução no comparativo com o ano passado, sendo que a maior queda foi no Centro-Oeste com - 3%

 

O tíquete médio também foi liderado pelo Nordeste com aumento de 8,6%, seguido pelo Norte com 6,8% e o Centro-Oeste com 4,9%. Nesse índice o Sudeste também apresentou a maior redução com -2,6%, e logo após o Sul com -0,2%.

 

Varejo alimentar apresenta queda de 8% nas vendas em volume de itens personal care e home care

 

A pesquisa também abordou dados das categorias de personal care e home care dentro do varejo alimentar, e demonstrou uma queda de 7,1% nas vendas em valor, e de 8% em volume. Além disso, o tíquete médio caiu 4,5%. Somente o preço médio apresentou avanço com + 0,9%.

 

O Centro-Oeste apresentou as reduções mais expressivas em vendas tanto em valor como em volume com -24,4% e -23,3%, respectivamente. Por outro lado, o Norte teve as quedas menos significativas com -0,3% e -3,9%.

Já em relação ao tíquete, o Centro-Oeste também se destacou com uma queda de 19%, enquanto o Nordeste foi o único que apresentou uma evolução positiva no índice com 0,4%

COMPARTILHAR
TAGS:Pesquisa,Mtrix
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Lançamentos movimentam R$ 36 bilhões e seriam a 3ª maior empresa do varejo alimentar - Adobe StockOportunidade de vendas

Inflação faz com que alimentos e bebidas entrem na lista de itens mais buscados durante a Semana do Consumidor

Cafés na prateleira de um supermercadoPesquisa

Varejo alimentar registra aumento de 3,3% no faturamento em fevereiro

Pesquisa MindMinersConsumo Alimentar

Pesquisa revela fatores que influenciam o consumo de alimentos

Varejo alimentar mineiro investe cerca de R$ 1,2 bi em novas lojas ao longo de 2024Pesquisa

Varejo alimentar mineiro investe cerca de R$ 1,2 bi em novas lojas ao longo de 2024

Barbara Fernandes

Repórter

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados