Veja formas para garantir um bom planejamento nas estratégias de trade
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 03/12/2024
Foto: Adobe Stock
Qualquer estratégia de trade marketing tem início com um plano de ação bem estruturado, que define claramente a necessidade de alocar recursos para atingir objetivos específicos. As metas e indicadores também são essenciais, e por isso é importante estar atento a alguns critérios.
Um deles é a especificidade, algo que envolve incluir na meta as maneiras de atingi-la e os obstáculos que podem atrapalhá-la. Há também a mensurabilidade, que abrange os indicadores numéricos dentro de uma escala temporal que vão mostrar se os objetivos traçados estão próximos ou distantes de serem atingidos.
Outro critério importante é a atingibilidade, que garante que as metas sejam realistas e alcançáveis, evitando frustrações para a equipe. A relevância também desempenha um papel crucial, assegurando que as ações planejadas estejam alinhadas com os interesses da empresa. Por fim, o fator time-based leva em consideração o tempo disponível para atingir a meta, o que ajuda a manter o foco nas prioridades.
Os insights são da Maxima Tech, e em suma, destacam como o planejamento de trade marketing envolve diversos elementos, que vão desde a definição dos objetivos e das estratégias até a criação de métricas para o acompanhamento do desempenho. Além disso, a empresa enfatiza a necessidade de investir no treinamento da equipe sem cair na armadilha de microgerenciar os vendedores externos e promotores de vendas.
Atualmente, a tecnologia pode facilitar muito esse processo, oferecendo soluções para otimizar a gestão de promotores e aumentar a segurança e assertividade nas decisões. Por isso, a Maxima Tech aconselha profissionais do setor a investir em sistemas de planejamento de trade marketing para proporcionar uma gestão mais eficiente, com resultados rápidos e precisos.