Veja como varejistas estão alinhando as estratégias de trade com a sazonalidade do Natal
POR Barbara Fernandes
EM 28/11/2024
Foto: Divulgação
Aproveitar a sazonalidade para alavancar as vendas é uma estratégia que o varejo tem dominado cada vez mais, inclusive explorando datas não tão convencionais no Brasil como o Halloween ou St. Patricks Day. Porém, é preciso também inovar com os clássicos. E é aí que ações de trade marketing podem fazer a diferença.
Um exemplo é a Prezunic que está fazendo uma campanha especial em parceria com a Coca-Cola Andina, por meio da sua frente de retail media, o CencoMedia. Assim, uma de suas unidades da Barra da Tijuca (RJ) teve a fachada decorada para seguir temática natalina, incluindo o tradicional Papai Noel da marca, com mais de 10 metros de altura.
A parceria ainda inclui uma série de ativações como a Caravana de Natal Coca-Cola, que percorre as ruas da cidade com caminhões iluminados, e tem como ponto de partida as lojas da rede. Já outra unidade contará com a Vila Noel, um espaço criado em parceria entre a Coca-Cola e a BRF para reforçar o clima natalino e a exposição de produtos das marcas.
“O Natal é uma época mágica, e estamos muito animados com esta parceria que fortalece o Prezunic como empresa carioca e se diferencia em suas ações para encantar os clientes”, afirma Patrícia Rotelli, diretora comercial do Prezunic e Spid.
Além disso, todas as lojas da bandeira terão promoções de “Compre e Ganhe”, com brindes exclusivos oferecidos pela indústria. Um Papai Noel e o Coral de Natal Prezunic também vão percorrer por todas as unidades da rede, com apresentações exclusivas para os clientes em dias e horários pré-definidos.
A bandeira de proximidade Spid também será incluída na campanha natalina. Uma de suas unidades será repaginada com a identidade visual da Coca-Cola.
Jomart Atacarejo inaugura Cozinha Noel com oficinas temáticas e degustações exclusivas
Do lado dos atacarejos, um exemplo é o Jomart que irá inaugurar amanhã (29) a "Cozinha do Noel". O espaço é uma parceria entre o varejo e o shopping Partage Arapiraca, localizado em Alagoas, e promete encantar visitantes com sua temática natalina e ambiente instagramável.
Além do cenário temático, o espaço será palco de uma programação especial ao longo de dezembro. Estão previstas oficinas temáticas e degustações exclusivas.
O fato é: o Natal é essencial para o varejo alimentar, não só para impulsionar vendas, mas também fidelizar consumidores. Promoções temáticas, degustações, embalagens personalizadas e exposições criativas podem ainda fortalecer a parceria entre marcas e varejistas, maximizando resultados para ambas as partes e garantindo que os consumidores encontrem uma experiência de compra envolvente e alinhada ao clima natalino.
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Barbara Fernandes
Repórter