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10/09/2025
Veja como Dalben, Savegnago, Avenida e Mundial apostam em layout, mix premium e ativações para fortalecer o HiBe
POR Bárbara Fernandes
EM 10/09/2025

Foto: Divulgação/Savegnago
Com maior frequência de compras, HiBe se firmou como uma das apostas para o aumento da rentabilidade no varejo alimentar. Isso se reflete na percepção dos varejistas sobre a seção e nas próprias estratégias aplicadas.
A seguir, você conhece algumas iniciativas que estão garantindo sucesso às varejistas Dalben, Mundial, Avenida e Savegnago.
Dalben
A busca por produtos de higiene e beleza cresceu entre diferentes gerações, assim como o número de itens com fórmulas clean label e veganas. Soma-se a isso o fato de que as marcas estão cada vez mais olhando para o varejo alimentar como um canal de venda potente.
Essa é a percepção de Fernanda Dalben, diretora de marketing e trade marketing estratégico no Dalben Supermercados (SP).
Recentemente a empresa fechou uma parceria com a Vult, marca de maquiagens, e desde então tem adotado um mobiliário diferenciado de exposição, além de ações especiais. Uma delas ocorreu próximo ao Dia da Mulher e ao carnaval, unindo as duas datas para aprimorar a experiência. A ativação contou com camarim exclusivo e presença de um maquiador profissional, transformando a ida ao supermercado em um momento de autocuidado.
“Isso conecta mais os clientes com o produto. Precisamos evidenciar a categoria cada vez mais, gerar experimentação e educar o consumidor. Não adianta vender se ele não souber usar. Ações como essa ajudam bastante nesse sentido", explica Fernanda.
A estratégia da empresa para impulsionar as vendas da seção envolve ainda oferecer amostras, organizar eventos, produzir tabloides, ter expositores adequados e explorar as sazonalidades.
“Conseguimos usar o know-how de trade do varejo alimentar para potencializar as vendas das marcas que, muitas vezes, as lojas especializadas e farmácias não possuem, com exceção das grandes redes”, completa a diretora da rede.
“Estamos crescendo porque temos nos movimentado. Não estamos trabalhando somente com o sortimento básico. Tentamos trazer novidades, categorização, ambientes mais lúdicos e promoções”, conta Fernanda Dalben, diretora de marketing e trade marketing estratégico no Dalben Supermercados (SP).
Em relação ao público adolescente, Fernanda cita o Mundo Teen, com protetores labiais, body splashes, entre outros itens que se conectam fortemente com essa população.
“A seção de HiBe já deixou de ser coadjuvante e vai ganhar maior espaço nos supermercados. Com uma curadoria bem pensada, ela assume um papel de protagonismo e pode ser um dos grandes diferenciais competitivos no PDV. Investir em um sortimento completo, com itens de qualidade para atender às novas demandas do consumidor, não só melhora a experiência de compra como também impulsiona as margens e a fidelização”, avalia a diretora.
Savegnago
Para a varejista paulista, o layout da seção é um diferencial que proporciona aos consumidores a sensação de estar em um "ambiente de perfumaria".
De acordo com o Savegnago, todas as categorias são agrupadas em uma única seção. Atualmente, o layout conta com mudanças quando comparado ao utilizado há cerca de 7 a 8 anos. Ele foi desenhado a partir da experiência de compra dos clientes para garantir uma maior fluidez na compra, tornando-a mais prazerosa.
Contribuem para isso a adoção de gôndolas baixas, posicionadas em diagonal, o agrupamento das categorias com a aplicação do GC, a introdução de novos segmentos e marcas, entre outras mudanças.
Somam-se aos segmentos tradicionais (cabelos, pele e higiene bucal) esponjas, perfumaria infantil, acessórios de beleza, esmaltes e gel para cabelo, além de maquiagens, que são uma grande oportunidade para o varejo.
O segmento premium representa 45% da categoria de cuidados com os cabelos. Além disso, os itens super premium apresentam crescimento de 130% sobre 2024 no Savegnago.
A empresa informa ainda que os consumidores visitavam a seção pensando somente em higiene básica, como sabonete, shampoo e creme dental. Agora buscam itens de cuidados específicos.
É comum, por exemplo, usar um sabonete para o corpo, outro para o rosto e outro para partes íntimas. Como estratégia para incentivar as vendas, a empresa tem investido em influenciadores nas redes sociais, promotores para ações de divulgação dos lançamentos e relançamentos, brindes, demonstração, como maquiagem, e promoções.
Surfando na tendência, também investe na comunicação interna da loja: adesivo no chão, espaço instagramável, placas nos carrinhos e outros pontos que comuniquem ativações.
HiBe em números
6%: participação do hibe nas vendas das lojas (considerando no faturamento delas mercearia e perecíveis);
12%: fatia da seção de hibe nas vendas das lojas (não considerando no faturamento delas os perecíveis);
16%: participação de itens para cabelos na receita da seção de higiene e beleza do Savegnago;
56%: fatia somada das categorias de higiene oral, sabonetes e desodorantes.
Avenida: Perfumaria e higiene correspondem a 5% do faturamento
“A procura por itens de autocuidado e skin care nos supermercados tem aumentado significativamente. A facilidade e a comodidade são as principais oportunidades”, explica Tatiana Sismeiro, gerente de marketing do Avenida Supermercados, sobre as tendências que têm movimentado a seção nas lojas.
O público feminino lidera as compras no departamento, mas a visita à loja abre a oportunidade também para os homens conhecerem produtos que usualmente não iriam comprar em uma farmácia ou loja especializada.
“Nosso maior diferencial é a proximidade com os clientes – conhecer e saber o que eles gostam e procuram. Também temos colaboradores que estão disponíveis para esclarecer dúvidas e orientar no momento da decisão de compra”, acrescenta a executiva.
Para que isso aconteça, Tatiana destaca a importância de um fornecedor parceiro, que oferece treinamento e está no dia a dia do chão de loja. “Ele vai muito além da negociação, fazendo parte da rotina do negócio", diz.
Entre os diferenciais do mix, o Avenida oferece água micelar, máscaras, sérum e gel de limpeza. Algumas unidades também vendem maquiagens, que em breve chegarão às demais lojas.
Uma das apostas da varejista são iniciativas para fidelizar ainda mais os consumidores e proporcionar os melhores preços. A varejista também vem tendo boa resposta de vendas à divulgação das marcas e categorias nas redes sociais, seguida de ações nos pontos de vendas e de ofertas.
“Houve o incremento de muitos produtos que antes eram exclusivos nas farmácias e nas lojas especializadas. Cada vez mais é um hábito incluir na lista de compras do supermercado itens de beleza e autocuidado”, explica Tatiana Sismeiro, Gerente de marketing do Avenida Supermercados (SP).
Mundial
“Nossa estratégia é não trabalhar com várias marcas, e, sim, com as principais e com outras premium, que conferem valor agregado à categoria. Em algumas lojas temos marcas como L’Occitane, Granado e Phebo.” Quem explica é Renata Lisandra, responsável pelo setor de beleza e perfumaria do Supermercados Mundial (RJ).
Segundo ela, nos últimos anos, a organização da seção mudou para facilitar a compra. No futuro, ela acredita que a busca por itens de beleza seguirá o fluxo da procura por bem-estar e autoestima, e os supermercados continuarão sendo um canal importante pela praticidade.
Entre as tendências que se traduzem em oportunidades de ampliar o mix, ela destaca os cremes pró-idade com preço acessível, mousse de limpeza, óleos corporais e água micelar. Demonstradoras, promoções e redes sociais são as principais estratégias do Mundial para incentivar as vendas dessa seção.
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